Verdades, Mitos e Sacanagens
Alem de Engenheiro, eu sou Agrônomo e com especialidade em Agro indústria e especialidade geral em ecologia.
A intenção de me identificar, não é, sinceramente, a de querer aparecer, mas apenas a de esclarecer que, ao ver tantos ignorantes no assunto, levantando teorias em tvs e jornais, Com um descaramento descabido tratando de interesses velados e enganando a população, eu fico enojado.
Verdades
Cerca de 71% da superfície da Terra são cobertos por água salgada, o que corresponde a mais de 97% de toda água do planeta.
Ainda hoje algumas pessoas acreditam que as grandes florestas tropicais são consideradas os "pulmões do mundo" e que sua preservação seja a solução para os problemas ambientais do planeta.
O que elas não sabem é que os oceanos são responsáveis por 90 % do oxigênio produzido no planeta Terra. Eu disse 90 %. Algas microscópicas e algumas bactérias, chamadas de fito e zoo plânctons, respectivamente, consomem o gás carbônico, liberando grande quantidade de oxigênio.
A movimentação das águas permite uma distribuição homogênea desse gás essencial à vida. Os oceanos também têm grande importância no clima do planeta, influenciando na temperatura e umidade. A capacidade da água em reter calor faz dos oceanos grande regulador climático.
Seu patrimônio genético ainda é uma lacuna nos livros e pouco se conhece sobre a vida dessa enorme reserva biológica. Acredita-se que cerca de 80 % das plantas e animais do planeta vivam nesse fascinante ambiente.
A vida nasceu nos oceanos e se tiver de se extinguir, somente se extinguirá, se inviabilizarmos os oceanos.
Mitos
A floresta (plantas) durante o dia faz a fotossíntese, isto é, produz oxigênio e durante a noite ela respira, isto é, transforma o oxigênio em gás carbônico.
Como nos trópicos o dia tem praticamente a mesma duração da noite, todo o oxigênio que ela produz durante o dia, ela mesma consume durante a noite. Portanto a floresta é um ciclo fechado de produção e consumo de oxigênio.
Nunca mais me digam que a floresta é o pulmão do mundo. Até porque a expresão soaria errada, como disse a Rose: pulmão só produz gás carbônico.
Podem desmatá-la completamente, que o prejuízo virá pela ausência de sua biodiversidade, mas nunca por falta de oxigênio.
Sacanagens
Os ingleses e nórdicos começaram na década de 70 a divulgarem que as florestas tropicais e a Amazônia, principalmente eram o pulmão do mundo. Tudo orquestrado para desviar a atenção do mundo para a poluição exagerada que eles faziam e ainda fazem no Mar do Norte, com a exploração de petróleo.
Mas a maior sacanagem é querer que paremos de explorar racionalmente a Amazônia, e a clara intenção de governos e Ongs estrangeiras na tentativa de internacionalizar a Amazônia. A Amazônia já é o lugar que tem o maior numero de Ongs estrangeira do mundo.
Já existem até milionários suecos e ingleses querendo e já conseguindo comprar extensas áreas de terras na Amazônia legal.
O objetivo principal e velado é, podes crer, explorar no futuro, os fármacos que a adversidade botânica daquela região pode produzir.