A MOITA DO MOITA

A MOITA DO MOITA

Eu só não quero é ter remorso.

20 março 2006

Leitura dinâmica

Ainda viajando, mas o leitura dinâmica, me ajudou fazendo esse resumo muito instrutivo.

Bem sei que a vida moderna não deixa tempo para a leitura de bons livros.
Assim, envio-lhe o resumo de alguns clássicos da literatura que muito o ajudarão a engrandecer-se culturalmente.

1) Leon Tolstoi: Guerra e Paz. Paris, Ed. Chartreuse. 1200 páginas.
Resumo: Um rapaz não quer ir à guerra por estar apaixonado e por isso Napoleão invade Moscou. A mocinha casa-se com outro. Fim.

2) Marcel Proust: À La recherche du temps perdu.
(Em Busca do Tempo Perdido). Paris, Gallimard. 1922. 1600 páginas.
Resumo: Um rapaz asmático sofre de insônia porque a mãe não lhe dá um beijinho de boa-noite. No dia seguinte (pág. 486. vol. I), come um bolo e escreve um livro. Nessa noite (pág. 1344, vol.VI) tem um ataque de asma porque a namorada (ou namorado? se recusa a dar-lhe uns beijinhos. Tudo termina num baile (vol. VII) onde estão todos muito velhinhos - e pronto. Fim.

3) Luís de Camões: Os Lusíadas. Editora Lusitania.
Resumo: Um poeta com insônia decide encher o saco do rei e contar-lhe uma história de marinheiros que, depois de alguns problemas (logo resolvidos por uma deusa super-gente-fina), ganham a maior boa vida numa ilha cheia de mulheres gostosas. Fim.

4) Gustave Flaubert: Madame Bovary. 778 páginas.
Resumo: Uma dona de casa mete o chifre no marido e transa com o padeiro, o leiteiro, o carteiro, o homem do boteco, o dono da mercearia e um vizinho cheio da grana. Depois entra em depressão, envenena-se e morre. Fim.

5) William Shakespeare: Romeo and Juliet. Londres, Oxford Press.
Resumo: Dois adolescentes doidinhos se apaixonam, mas as famílias proíbem o namoro, as duas turmas saem na porrada, uma briga danada, muita gente se machuca. Então um padre tem uma idéia idiota e os dois morrem depois de beber veneno, pensando que era sonífero.Fim

6) William Shakespeare: Hamlet. Londres, Oxford Press.
Resumo: Um príncipe com insônia passeia pelas muralhas do castelo, quando o fantasma do pai lhe diz que foi morto pelo tio que dorme com a mãe, cujo homem de confiança é o pai da namorada, que entretanto se suicida ao saber que o príncipe matou o seu pai para se vingar do tio que tinha matado o pai do seu namorado e dormia com a mãe. O príncipe mata o tio que dorme com a mãe, depois de falar com uma caveira e morre assassinado pelo irmão da namorada, a mesma que era doida e que tinha se suicidado. Fim.

7) Sófocles: "Édipo-Rei" - tragédia grega. Várias edições.
Resumo: Maluco tira uma onda, não ouve o que um ceguinho lhe diz e acaba matando o pai, fazendo amor com a mãe e furando os olhos. Por conta disso, séculos depois, surge a psicanálise que, enquanto mostra que você vai pelo mesmo caminho, lhe arranca os olhos da cara em cada consulta. Fim.

8) William Shakespeare: Othelo.
Resumo: Um rei otário, tremendo zé-ruela, tem um amigo muito fdp que só pensa em fazê-lo de bobo. O tal "amigo" não ganha um cargo no governo e resolve se vingar do rei, convencendo-o de que a rainha está dando pra outro. O zé-mané acredita e mata a rainha. Depois descobre que não era corno, mas apenas muito burro por ter acreditado no traíra. Prende o cara e fica chorando sozinho. Fim.

Você economizou a leitura de, pelo menos 7.000 páginas e R$ 500,00 em livros!!!
Não precisa me agradecer !!!

Amoitaram-se

25 Comments:

At 8:51 PM, Blogger Kelly said...

Nossa.
Você sempre faz isto ??
Resumos ?
Poxa, é muito bom para mim.
Uma idéia brilhante viu ?
Beijos,
Catherine

 
At 8:57 PM, Blogger Brena Braz said...

Moita!!! Que figura você, viu?! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Vim deixar um oi só e começo a rir sozinha em frente o computador (esse PC deve achar que sou louca)!
Ah, quero te linkar e minha cabeça de vento me faz esquecer toda hora. Vou tirar os links de uns malas que tenho lá e colocar o seu!
Bjo... digo: um cheiro.

 
At 9:20 PM, Blogger Alexandre, The Great said...

O que seriam 4 dias vão acabar virando 40.

Até parece com as férias de uns "cabras" láááááá do Planalto Central....

Êta recesso porrêta!


Não vai mais me visitar, não?

 
At 9:23 PM, Anonymous Anônimo said...

menino voce ta onde?to sentindo sua falta nas minhas conversas(se essa coisa me deixar anonima eu aposto como nao sou).moita do kais 43 ou maria do portugues ou outra coisa que voce ache

 
At 11:51 PM, Blogger Nat said...

Moita,

He he he... economizo muito mais! Imagine quanto custaria sessões de terapia para "desopilar" se não tivéssemos esse serviço de graça através de blogs como o seu?

Bjs

 
At 1:13 AM, Blogger Rose said...

Moita,
Verdadeiro serviço de utilidade pública.

Está bem, não vou agradecer.

bjs

 
At 3:28 AM, Anonymous Anônimo said...

Moita,

Ainda bem que vc voltou.

Adorei o resumo dos livros!

Chocada com o caso do caseiro, vc conseguiu acompanhar?

 
At 7:18 AM, Blogger Taia said...

Mas posso agradecer?
Muito obrigada mesmo!
Sério que o dia seguinte é na página 489 ou coisa assim?
Fala sério!
Beijo , adorei.

 
At 8:11 AM, Blogger Walter Carrilho said...

Guerra e paz tinha a gver com guerra, é? Puxa, eu li em leitura dinâmica e não percebi...

 
At 11:07 AM, Anonymous Anônimo said...

rssssssss
Moita, que bom que voltou!
Ainda não li todos as resenhas, mas já gostei da primeira.
Voltarei mais tarde.

Beijos

 
At 11:44 AM, Anonymous Anônimo said...

Meu caro Moita,
V. reduziu tudo a pó de peido...rsrsrsrsrs
Tudo de bom,
Carlos
www.euodeiolula.blig.ig.com.br

 
At 3:08 PM, Blogger Vera F. said...

Moita, vc está fazendo falta!

Adorei os resumos. Mas vamos explicar para a turma que isso é uma brincadeira...e não apologia a evitar esses livros.

Bjos.

 
At 3:23 PM, Anonymous Anônimo said...

Moita, passei aqui rapidamente e não pude deixar de ler este post engraçadíssimo! Menino, como você resumiu obras clássicas e caras de modo tão claro, humorado e sarcástico? Moita, você não se emenda! - risos - Pois agora eu que já tinha lido algumas destas obras, consegui enxergá-las sobre primas mais pragmáticos! Mas se todos desdenharem desses livros como você, se eu escrever um livro algum dia, vou pedir esmolas... - hehehehe... Amigo, depois dá uma lida nos meus comentários no blog, porque eu respondi todos os comentários do post de despedida, mas não precisa mais comentar lá porque essa semana que vem que vou bloquear a página! Beijos

 
At 3:23 PM, Anonymous Anônimo said...

Moita, passei aqui rapidamente e não pude deixar de ler este post engraçadíssimo! Menino, como você resumiu obras clássicas e caras de modo tão claro, humorado e sarcástico? Moita, você não se emenda! - risos - Pois agora eu que já tinha lido algumas destas obras, consegui enxergá-las sobre primas mais pragmáticos! Mas se todos desdenharem desses livros como você, se eu escrever um livro algum dia, vou pedir esmolas... - hehehehe... Amigo, depois dá uma lida nos meus comentários no blog, porque eu respondi todos os comentários do post de despedida, mas não precisa mais comentar lá porque essa semana que vem que vou bloquear a página! Beijos

 
At 3:29 PM, Anonymous Anônimo said...

Mas eu sou teimosa e agradeço sim!!
Obrigada, obrigada.
hehehehehehehe

 
At 3:39 PM, Blogger Moita said...

ATENÇÃO

Vera Fróes tem toda razão.

Trata-se apenas de uma bricadeira que achei jocosa. Livros existem para serem lidos e não resumidos.

Mas como meus leitores são os mais inteligentes da blogosfera, tenho certeza que eles já haviam percebido como brincadeira.

Não estou muito bem de saude, mas logo estarei de volta definitivamente

beijos a todos,

 
At 4:23 PM, Blogger Chris said...

Hehehe... valeu mesmo! Mas eu confesso que a maioria destes livros eu não tenho nem vontade de ler...

 
At 7:27 PM, Anonymous Anônimo said...

Moita, q atentado!!! Vindo de vc :O
Me fez rir, entretanto e como sempre ;)

Bjsss :)

 
At 7:53 PM, Blogger Santa said...

Moita, vou fazer uma visitinha no sul...Conto com vc. Não deixa o blog morrer (rsssss)
Bjs

 
At 11:01 PM, Anonymous Anônimo said...

Morri de rir. Bom enfoque. Moderno e atual. Rzrzrzr!

 
At 12:05 AM, Anonymous Anônimo said...

fique bom logo! e excelentes dicas de leitura:-)

 
At 11:34 AM, Anonymous Anônimo said...

Grande Moita, essa foi sensacional mesmo. Só você mesmo... hehehe...

Abs,
N. Cotrim

 
At 3:04 PM, Blogger SV said...

Moita, marcaste um golaço de literatura. Das duas uma: ou plantou curiosidade entre os leitores ou quebraste a metade dos livreiros!

Genial!!

sílvio

PS: a propósito, pode visitar o Antes que Anoiteça, porque ainda não publiquei o fim.

 
At 4:29 PM, Blogger Avó do Miau said...

Moita, os resumos são a ideia mais brilhante que conheço!
Você é simplesmente fantástico!
Dois cheiros por este artigo!
Daniela

 
At 9:33 AM, Anonymous Anônimo said...

CARA, EU NÃO TE CONHEÇO,MAS VC DEVE SER SUPER AMIGO E ENGRAÇADO, ADORARIA TE CONHECER!!! ADOREEEEIIIIIII KKKKKKKKKKK RSRSRSRS

 

Postar um comentário

<< Home