A MOITA DO MOITA

A MOITA DO MOITA

Eu só não quero é ter remorso.

31 agosto 2010

Verdes

Por vezes, também tiro o Domingo, que e é um dia cheio de coisas importantes a serem feitas, pra preguiça.

Mas essa preguiça, invariavelmente, eu a emprego estudando o comportamento humano. Seja num teatro, num campo de futebol. Perco o espetáculo principal pra ficar atento ao comportamento dos meus três vizinhos da esquerda, por exemplo, se me chamarem a atenção.

Nada a haver com minha profissão de engenheiro. Mas tudo a haver com a vida.

A vida é fundamentalmente dependente do comportamento humano.
Porque, de fato, a vida depende exclusivamente dos microplânctos (fitos e Zôos planctos)

Hora! Então porque digo que a vida depende do comportamento humano e me contradigo em seguida, dizendo que exclusivamente são os microplânctos que determinam a vida?

Porque são os microplânctos oceânicos que produzem 98% do oxigênio do planeta fazem isso de forma contínua e determinada sem mudar um só décimo de segundo do seu objetivo. É a determinação genética da natureza pura, criada bilhões de anos antes da aparição do ser humano.

Já o homem, diferentemente, dos microplânctos, tem a capacidade de não realizar tarefas predeterminadas geneticamente, pelo menos, com a precisão que a natureza realiza.
Por quê? Pergunto antes.

Você sabe qual é a única, mas a única mesmo, diferença entre o homem e os outros animais?
... A memória seletiva. E só.

A “memória seletiva” deu ao homem, igualmente, uma série de “memórias de conforto”.

Foi e é a memória de conforto, que faz o homem ser diferente dos planctos que trabalham sem parar até a morte sempre quando têm um mínimo de luz.

Não estou defendendo que trabalhemos sem descanso
ou que sejamos escravos da “memória de conforto” Nada disso.

Mas como o homem tem demonstrado que maneja e influencia tudo, inclusive os planctos, é necessário que dediquemos, mas tempo ao trabalho de tentar equilibrar os ecossistemas do que à “memória de conforto”.

Equilibremos os ecossistemas, mas não paremos a construção de uma estrada só porque tem uma arvore no meio do caminho com um ninho de Papagaio Verde que não corre o menor risco de extinção.

Este exemplo foi um fato. Uma estrada no Paraná parou por que o fiscal do IBAMA viu um ninho dessa ave numa arvore no meio da estrada a ser aberta. A construção parou três meses.

A empresa se prontificou a transferir/replantar a arvore inteira a 20 metros fora do eixo da estrada, com ninho e tudo. Nada, o IBAMA não arredou o pé.

Tudo na natureza é importante, mas nada é mais importante do que o ser humano. E aí, a “memória de conforto” deverá ser preservada sempre que se possa mantê-la indefinida e sustentavelmente.

Considerando que aquele tipo de papagaio não se extinguirá nunca, os verdes haverão de concordar comigo.

Entre mim e um papagaio verde, prefiro comer o papagaio.
Graciliano que o diga.

Amoitaram-se

6 Comments:

At 11:44 PM, Anonymous abíola de apipucos said...

Aprendi e diverti.

Beijinhos

 
At 11:46 PM, Anonymous Fabíola de Apipuos said...

Epa! esqueci do "F"
Fabíola.

 
At 11:48 PM, Anonymous Fabíola de apipucos said...

Já bebi demais. hehehehe
Agora esqueci do "C"

Apípucos

 
At 12:48 PM, Blogger Kafé Roceiro said...

Amigão,

Nesse tempo todo que não passo por aqui, digo, com todo respeito, que você está um tanto quanto romântico.

Vamo Pescá?

abraços sinceros do Kafé.

 
At 2:40 AM, Blogger Lu_MCordeiro said...

Discordando do meu amigo qdo diz "Tudo na natureza é importante, mas nada é mais importante do que o ser humano".Como é que pode,Moitinha??? O maior predador que existe é o animal humano.Destrói a si mesmo,aos seus iguais,aos outros animais,à flora.Polui tudo,mata quem lhe atravessa o caminho em busca do vil metal.Nenhum animal é mais violento que o ser humano,nem mais perverso.A História do homem é uma enciclopédia de barbáries:é lobo engolindo lobo e,tudo,por dinheiro e poder.A grande tragédia humana é justamente a razão.Ela propicia a ganância,a dissimulação,a inveja,a vaidade,o preconceito.Justamente a mentalidade narcísica é que dá ao ser humano a pretensão de ser superior aos outros animais.Ser "imagem e semelhança de deus" é a terrível mentira que se espalhou pelos séculos e foi absorvida como verdade.Prefiro ser um simples símio,como provou Darwin.E quanto à estrada... bom,ela pode esperar até que nasçam os filhotinhos do papagaio verde.Por falar nisso,que fim levaram a "Belém-Brasília" e a "Trasamazônica?" Foram superfaturadas,encheram de grana o bolso dos politicos e milicos e... Todo mundo esqueceu.
Aff,estou brigando com vc...
bjsss grandes,seu sumido!!!

 
At 8:15 AM, Blogger Moita said...

Querida Lu

Pensando bem e de uma forma simplista, seu comentário, a guisa de discordar, só concorda comigo. rss

Se só homem é capaz de fazer tudo o que elencasse e muito mais é porque é o ser mais importante da natureza. rssssssss
cheiro

 

Postar um comentário

<< Home