A MOITA DO MOITA

A MOITA DO MOITA

Eu só não quero é ter remorso.

31 julho 2010

O velho e o novo testamento

Eu não gosto do velho testamento.

O velho testamento promove um Deus partidário, cruel, manipulador, brincalhão, desconfiado e sem poder algum.

Só na sua ação pra libertar os Judeus do Egito, ele demonstra os dois primeiros adjetivos.

Partidário, porque escolheu o povo Judeu para proteger, especificamente.
Cruel, porque depois da escolha, infligiu sete pragas aos egípcios, de extrema crueldade como, só pra citar uma, matou todos os filhos primogênitos dos egípcios.

Não vou nem falar das outras.
Que Deus mais cruel, infanticida e sanguinário era esse?

Manipulador? Sim. Pediu a Abraão para matar seu filho em sacrifício a Ele para que Abraão provasse para Ele que Lhe era fiel.

Segundos antes de Abraão sangrar Isaac, Aparece Deus com um cordeiro e evita o infanticídio. Demonstrou aí que era manipulador, brincalhão, desconfiado e sem poder algum.

Se fosse Deus verdadeiro, com todos os poderes, já poderia saber que Abraão Lhe era fiel sem precisar exigir dele, essa prova. Mas muito antes disso, injuriado com os não "justos" avisou a Noé, tido como justo e afogou todos os outros com o dilúvio.

O antigo testamento é muito mais um código de disciplina do que um evangelho, do que um ensinamento. Foi escrito na tentativa de controle do poder temporal. Aquele Deus não inventou o homem; o homem daquele tempo foi quem inventou Deus para usá-lo com o pretenso sentido de dominação.

Adoro o Deus do Novo Testamento. Esse é o Deus da compaixão, palavra que agrega amor, perdão, humildade e servidão.

Esse é o Deus de todos. Surgido com Jesus Cristo. Um Deus sem rancor e sem vingança. Um Deus sem maldade. O Deus da compaixão e do perdão, para ser pleonástico, finalmente.

O Antigo Testamento poderia ser excluído da Bíblia. É muito fantasioso.
E já é, pelo menos, pra mim.

Amoitaram-se

21 Comments:

At 1:36 AM, Anonymous J. perlimgeiro said...

Concordo com você. Só que você trouxe um assunto tão polêmico que parece que todos estão com medo de comentar.

O Deus do Segundo testamento é disparadamente melhor que o Deus do Primeiro.

Tenho acompanhado o seu Blog e muitos outros. E verifico que só você me mostra coisas inusitadas.

Parabéns e continue assim.

 
At 1:38 AM, Anonymous J. Perlingeiro said...

Bati no "m" que é perto do "n", mas meu nome é j. perlingeiro.

 
At 11:03 PM, Anonymous Pedro Navarro said...

Não havia atentado pra esse aspecto que mencionastes. Mas faz todo sentido o que dissestes.

Parabéns pelo novo e corajoso na blogosfera.

 
At 11:29 PM, Anonymous Carlos de Alencastro said...

Taí, é mesmo.

Os 2 Deuses são diferentes pacas!!!

abs

 
At 11:38 PM, Anonymous Anônimo said...

Olá,
A Biblia tem uma imensidão de interpletação, cada ser humano tem uma visão de compreender do seu jeito, com os conhecimentos que adquiriu durante sua vida. Pois são fatos que ocorreram ao tempo distante. Para conceituar o certo e ou errado é muito complicado. Tenho a biblia como um manancial de vida, onde o que é importante não é os fatos, os acontecimentos, as historias, mas o que realmente deixa de conclusivo para a humanidade. Como se fosse uma limonada, esprememos a laranja e o que objetivamos é o suco, o resto descartamos. Na Biblia o suco é o Amor. Abraço.

 
At 11:45 PM, Anonymous Mário said...

Opa,

Vi seu comentario no Advfn, vim dar uma olhada e postei acima. Assunto complexo...rs

Anonimo...epa...

Mário - Rio Grande do Sul

Abraço

 
At 11:47 PM, Anonymous NoFaCe said...

Grande eplopes, adoro este assunto e gostaria de discutir com você de forma mais detalhada por que a riqueza dele é quase infinita, ou ao menos fora da compreenção humana até nos dias de hoje.

Acho que o Deus do velho testamento na verdade não chega a ser vingativo e pelo contrario seu povo sofre tanto como ele rsrs...

 
At 8:04 AM, Blogger Alessandro Fernandes said...

eplopes
não deixe de ler o livro de Jó, onde o Deus do AT se mostra ainda mais cruel, deixando-se seduzir por Satã para aceitar uma aposta e atentar a vida de Jó. Tão bom quanto o livro (que é até longo e difícil de ler) é a obra de Jung "Resposta a Jó", onde esse grande pensador disseca o texto bíblico e coloca como questões simbólicas do AT se relacionam com o inconsciente coletivo. Segundo Jung, o silêncio resignado de Jó foi a resposta mais linda do Homem a um Deus manipulador, colocando-o acima deste.

O Deus do AT também é excludente. Ele aparece a Moisés na caverna dizendo "Sou o deus dos teus ancestrais", como se os outros deuses não tivessem importância, e os outros povos não merecessem a paz.

A visão desse Deus impiedoso e vingativo era a visão dos povos daquela região, naquela época. Infelizmente, os fundamentalistas continuam a ter essa visão e o resultado é o que temos lá.

O AT tem passagens lindíssimas, inspiradas e infinitamente poderosas, como a descrição do nascimento do mundo e criação do Homem no Gênesis. Veja também os salmos, são belíssimos e antiquíssimos, em especial o salmo 23 ("o Senhor é meu pastor, nada me faltará..."), que mostra já a dependência do homem num Deus pacífico e paternal, a guiá-lo pelo desconhecido. A meu ver, um dos momentos mais bonitos da literatura e do pensamento. em todos os tempos.

A imagem que o Homem teve de Deus mudou radicalmente com o nascimento de Jesus, que mostrou o Deus que adoramos hoje. Os povos que prosperaram sobre a terra são criados à sombra desse novo Deus. Quem não se adaptou a essa imagem moderna, continua a se matar, vingativa e excludentemente como fazia 3 mil anos atrás.

Eu sou ateu, ou como minha mãe teóloga diz, agnóstico. Também acredito que Deus foi a maior das criações humanas, e sempre disse que não foi Deus quem criou o homem à sua imagem e semelhança, mas o inverso disso.

Abraço
Alessandro

 
At 8:17 AM, Blogger SV said...

Moita, querido!

Depois de muitos anos fui a missa. No altar, casais orando, rindo, balançando braços, enquanto entoavam cânticos com ritmos mais acelerados do que quando eu era crinaça (faz tempo...). O altar cheio de flores e, no meio, o padre sentado, com cara de João Paulo II: bonachão!
Estava encantado com a novidade. Sinais dos tempos, pensei, histórico. Sinais de marketing, pensei, profissional; Sinais da concorrência, pensei, pragmático.
Como não me dei o direito de sacudir os braços e não sabia os cantos, comecei a reparar em volta... Santos com cara de sofrimento...Velas com fitas penduradas... Até que me detive no que estava escrito numa das fitas, em letras douradas...
TEME A DEUS ACIMA DE TUDO...

Me dei conta que a agência de publicidade dele parece ser a mesma dos políticos.

 
At 10:51 AM, Anonymous APCRS said...

Como costumo falar para meUs amigos,SOU ATEU GRAÇAS A DEUS,PRINCIPALMENTE pelo seu segundo DEUS.
Belo comentario,porem sabemos que gera muita polemica.

Parabens continue com sua narrativas.

 
At 5:21 PM, Blogger Lu_MCordeiro said...

Moitinha,cheguei!!! Como vai,amigo? Vi seus comentários lá no Minimínimos e nas Esquinas.Não sumirei de vc jamais,ora! Qto ao seu post,mto bom.Sou atéia e sempre li a bíblia com mto ceticismo pq é um livro cheio de rancor,perversidade,discriminação,etc. E o NT é bonitinho,mas irreal,e tb existe um recado cruel para os infelizes:apanhou? Dê o outro lado da face... Além disso,está mais que sabido que jesus jamais existiu.Os historiadores da época não fazem nenhuma referência a essa pessoa.Somente a João Batista. Estudei em colégio de freiras francesas,tive que frequentar missas,catecismos,procissões,padres,sacramentos,etc.
Mas sempre desconfiei daquilo tudo.E depois de adulta resolvi estudar religião pq a considero ópio do povo,sou contra ela,radicalmente.
Sou humanista,jamais teísta.E,para um onisciente deus,mta burrice foi "criada".Lúcifer,pra quê? Me perguntei isso desde criança.Depois,já adulta,discuti isso com um bispo católico,amigo de meu pai.Ele acabou se calando...Enfim,há quem precise de deuses,ídolos,coisas mágicas.Estou lendo "Caim",do Saramago.Espetacular! Quem não conhece a bíblia,bóia direto,mas quem conhece,como vc,vai dar mta risada.
Bjss,meu querido amigo que abordou um assunto tabu.To contigo e não abro!!!

 
At 10:41 PM, Blogger Márcia Maia said...

Eu tb não gosto. Nem um pouco.
Um Deus que é muito Ego e pouco Amor.

 
At 11:52 AM, Blogger Leda Flora said...

Por quê será que o homem precisa tanto dos deuses? Por quê será tão difícil desenvolver a espiritualidade sem a religião? Por quê será que temer, amar e respeitar um deus é obrigatório pra tanta gente? Por quê será que o poder nasceu praticamente de mãos dadas com a religião? Por quê existiram e existem tantos deuses? Por quê se matou tanto a ainda se mata pela religião? Por quê tanta gente aceita dogmas? Por quê será que a crença é usada em desfavor da lógica, da cultura e do raiocínio?
Uma vez um homem sábio me perguntou se Jesus havia morrido na cruz, cheio de pregos. Disse sim. Ele disse não, emendando: Se pregado, cairia por força do próprio peso. E me sugeriu estudar.
Seus assuntos, caro Moita, seduzem e indicam uma privilegiada inteligência. Que bom!
Beijo da leda

 
At 1:28 PM, Anonymous Anônimo said...

Parabéns! este é o grande despertar do homem com relação a visão espiritual que foi colocada no homem para que ficasse muita mais fácil de engana-los e criar religiões para extorquir com a falsa fé isso porque se mostra o Deus do Novo Testamento que diz de graça recebei de graça dai o conhecimento não teriam como fazer das Igrejas grandes empresas isentas de impostos porque se Jesus ja tirou os pecados do Mundo como joão disse Eis o Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo e os exploradores continuam cobrando uma indulgência diferente da Igreja Romana mais mas explorando sem nenhuma vergonha e os coitados esvaziam os seus bolso com temor de Deus que castiga caso não dê o dizimo como sê Jesus fosse um AGIOTA é o que fazem de Deus um banqueiro etc pouca vergonha,estes serviço de Fariseus e Escribas hipócrita
é lamentavel; acordem pessoal peça a Deus que os livre destes inimigos que estão dentro das igrejas tirando o dinheiro da tua familia que com muito trabalho para ganhar com o suor do teu rosto e Deus não precisa destas oferenda apenas crê no Senhor Jesus e será salvo você e tua casa não pelo teu dinheiro.. impune.

 
At 10:18 AM, Anonymous Anônimo said...

Leiam o blog e veja quem é o deus do VT.
http://jeovanaoeopai.blogspot.com.br/

 
At 10:21 AM, Anonymous Anônimo said...

O blog http://jeovanaoeopai.blogspot.com.br/, mostra toda a verdade sobre o falso deus do velho testamento, deixando claro que o Deus Pai de Jesus é um Deus de amor, diferente daquele anjo caido do VT que se intula deus.

 
At 12:56 PM, Blogger ilsalavis said...

Eu tbem não concordo com muitas coisas do antigo testamento e atitudes deste DEUS nao sei se inventaram coisas dele e escreveram coisas q ele noa falou e nem fez ,esta é uma possibilidade, mas a coisa que mais me faz chorar é quando chego nas passagens que pedem sacrifícios de animais , e que isto agrada a DEUS,, NAO CONSIGO ENTENDER e choro pois amo demais os animais e minha alegria e velos brincando felizes, se até uma folha uma flor nao arranco do pé para q nao morra como posso aceitar sem grande tristesa falar q deus gosta q matem animais para ele, por isto evito o antigo testamento e me detenho no novo pois JESUS E tud para mim, e minha luz minha vida, aquele q veio trazer o amor a salvação e mostrar como é d e fato o DEUS incriado o inicio de tudo q existe. grata*

 
At 10:43 PM, Blogger oakleyses said...

ferragamo shoes, mcm handbags, barbour, roshe run, ugg outlet, hollister, uggs outlet, valentino shoes, bottega veneta, giuseppe zanotti, insanity workout, mont blanc pens, ugg, reebok shoes, abercrombie and fitch, herve leger, nike huarache, north face jackets, lululemon outlet, wedding dresses, babyliss pro, chi flat iron, rolex watches, longchamp, ugg soldes, asics shoes, birkin bag, celine handbags, ghd, soccer jerseys, nfl jerseys, instyler ionic styler, abercrombie and fitch, north face outlet, marc jacobs outlet, uggs on sale, soccer shoes, nike trainers, new balance outlet, mac cosmetics, nike roshe, jimmy choo shoes, p90x workout, vans outlet, beats headphones

 
At 10:45 PM, Blogger oakleyses said...

timberland shoes, lancel, moncler, air max, hollister canada, moncler, oakley, converse, ugg boots, canada goose, ray ban, canada goose, vans, canada goose uk, baseball bats, juicy couture outlet, moncler, hollister, moncler, converse shoes, toms outlet, uggs canada, moncler, hollister clothing, canada goose outlet, moncler outlet, ugg, supra shoes, montre femme, gucci, replica watches, canada goose outlet, nike air max, karen millen, canada goose, canada goose pas cher, canada goose outlet, iphone 6 case, coach outlet, juicy couture outlet, louis vuitton canada, ralph lauren, wedding dress, moncler, parajumpers outlet, louboutin

 
At 11:26 PM, Blogger Unknown said...

prada handbags, nike outlet, chanel handbags, tory burch outlet, louboutin pas cher, ugg boots, replica watches, michael kors, longchamp pas cher, kate spade outlet, louboutin outlet, louis vuitton, louis vuitton outlet, ralph lauren pas cher, oakley sunglasses, oakley sunglasses, uggs on sale, nike air max, longchamp, nike air max, air max, louis vuitton, ugg boots, gucci outlet, air jordan pas cher, tiffany jewelry, oakley sunglasses, jordan shoes, longchamp outlet, louis vuitton outlet, tiffany and co, prada outlet, christian louboutin outlet, louboutin, sac longchamp, ray ban sunglasses, louis vuitton, polo ralph lauren outlet, burberry, oakley sunglasses, cheap oakley sunglasses, polo ralph lauren outlet, nike free, nike free, louboutin shoes, replica watches, ray ban sunglasses, nike roshe run, longchamp outlet, ray ban sunglasses

 
At 11:34 PM, Blogger Unknown said...

canada goose uk, canada goose outlet, swarovski crystal, toms shoes, moncler, pandora charms, ugg boots uk, coach outlet, moncler, swarovski, sac louis vuitton pas cher, moncler, moncler, montre pas cher, moncler outlet, bottes ugg, canada goose, canada goose, karen millen, marc jacobs, pandora jewelry, canada goose, supra shoes, ugg,ugg australia,ugg italia, doudoune canada goose, thomas sabo, moncler, moncler, canada goose outlet, louis vuitton, juicy couture outlet, ugg pas cher, ugg,uggs,uggs canada, pandora jewelry, pandora charms, moncler, hollister, wedding dresses, juicy couture outlet, louis vuitton, louis vuitton, links of london, replica watches, canada goose, louis vuitton

 

Postar um comentário

<< Home