A MOITA DO MOITA

A MOITA DO MOITA

Eu só não quero é ter remorso.

12 julho 2010

CLIMA e sua importância

Copa do continente Africano. Um continente pobre. Não é pela cor dos seus habitantes e nem por qualquer outra razão aparente; apenas pelo CLIMA.

Definitivamente não sou racista. Nem de cor nem de qualquer outra categoria.

Olhando a evolução e a adaptação dos humanos sobre a terra, vemos que o desenvolvimento não foi convidado a viver no equador ou perto dele.

Em torno do equador, os dias costumam ter o mesmo número de horas. A temperatura costuma ser constante e em torno 33º Celsius. As chuvas igualmente são constantes, freqüentes, com algumas exceções. As frutas, folhas, bulbos e raízes, todos alimentícios, brotam naturalmente e são, igualmente, abundantes.

A ciência registra que a vida humana surgiu na África e próximo ao equador, onde você nu e deitado podia esperar o fruto cair na sua mão.

Provavelmente, por culpa da super população, alguns resolveram migrar pro norte ou pro sul. Os que escolheram o sul pararam no oceano Índico e provavelmente só o atravessaram muitos séculos, milênios ou milhões de anos depois; após inventarem a navegação.

Os que foram pro norte se espalharam mais rapidamente, mas não, mas facilmente. Depararam-se com o frio, as geadas e as quatro estações.

Os que decidiram migrar, já eram dotados de
CORAGEM.

A partir das quatro estações tiveram que desenvolver o registro, mesmo mental e de observação. Quando cada estação acontecia. Isso criou neles o
PLANEJAMENTO.

Porque no inverno eles descobriram que tinha que cobrir o corpo. Observando os animais decidiram por usar as suas peles. Pra isso tinham que abatê-los, até porque tinham que comer algo porque, no inverno, a necessidade de calorias aumenta e é muito mais exigida do que no equador.

Eles tiveram que pensar em armas e armadilhas para contê-los. Isso lhes desenvolveu a
CAPACIDADE EM OBSERVAR, a CRIATIVIDADE e a EXPERIMETAÇÃO.

Quando não tiveram mais pra onde imigrar norte acima, começou novamente os problemas de superpopulação. Não que fossem muitos, mas pelo fato da atividade de caçador exigir vastos territórios. Entram em guerras e Isso desenvolveu neles a capacidade de montar
ESTRATÉGIAS.

Depois descobriram que guerrear era contraproducente e que por todas as experiências já adquiridas, sabiam que todas as plantas se multiplicavam rapidamente, no verão. Resolveram cultivá-las. Inventaram a
AGRICULTURA.

Em seguida perceberam que podiam produzir excessos no verão para consumirem no inverno e aí deram torcicolo no pescoço do raciocínio até descobrirem a CONSEVAÇÃO e o ARMAZENAMENTO através da FERMENTAÇÃO, DESIDRATAÇÃO e etc. Estava criada a ideia de POUPAR.

Dominaram o que fazer nas quatro estações porque desenvolveram todos os hábitos que grafei com maiúsculas e todas as conseqüências delas advindas.

Enquanto tudo isso acontecia, os que ficaram em torno do equador, continuavam nus e esperando que a fruta caísse na sua mão, ou na sua boca.

Mesmo aqueles que, milhões de anos depois, retornaram ao equador das Américas ou da Ásia, readquiriram o hábito. “Voltamos à Terra Prometida novamente”. É a lei do menor esforço.

Pergunta besta; Qual o país ou civilização superdesenvolvida em torno do equador?

Hoje temos outras milhares de razões para as diferenças, mas o Clima foi o que deu o início, foi o que deu o “start” dessa desigualdade.

Ser desenvolvido é bom? Não sei. rs

Voltando à primeira frase que escrevi. Sem preconceito algum. Não é pela cor dos seus habitantes, até porque, por milhôes de anos, todos eram escuros independentemente de estarem no Equador ou fora dele, e nem por qualquer outra razão aparente que tivemos a gênese do desenvolvimento diferenciado no nosso planeta; mas apenas pelo CLIMA.

Eu poderei estar errado, mas eu estar errado é absolutamente natural.

Amoitaram-se

33 Comments:

At 12:42 AM, Anonymous Ana Clara said...

Moita

Você foi genial.

Voce pode até estar errado, mas tudo que colocastes está em cima da lógica.

A não ser que se admita que Deus criou o Europeu ou Nordico mas inteligente, eficaz e competente que os equatorianos. hehe

Nunca imaginaria isso.

Beijokas

 
At 12:56 AM, Anonymous Luana said...

Nunca tinha pensado nisso ou assim. Parece lógico. Mas será? hehe

beijinhos

 
At 5:38 PM, Blogger Blog do Ferra Mula said...

Gostei do texto. Parabéns.

Tomei a liberdade de postar em meu Blog.

Um abraço.

 
At 7:28 PM, Blogger Leda Flora said...

moita, esse discurso é branco e de olhos azuis. A tal superioridade do macho branco europeu falada antes da ascensão norte-americana.
Discordo de cabo a rabo, até pq reduzir a questão ao fator clima encerra uma visão reducionista. Sugiro a procura o google de uma palestra da escritora nigeriana chimamanda adichie sobre o perigo da história única. Muitos fatores interferem no destino das nações. O clima é apenas um deles. Pense na religião, na unidade ou não pela língua,na organização social.Pense nas invasões e submissões do homem mais fraco e menos armado. Pense nas culturas diferenres que induzem a comportamentos e valores diferentes.
Fosse apenas pelo frio, a Ásia seria uma coisa só. E a Europa gelada caindo pelas tabelas? Cadê o antigo império soviético? E quem diria quatro décadas atrás que a China poderia dominar o mundo? Está a caminho, não? Os EUA, depois do tropeção, evidencia que, em primeiro lugar, vinha o marketing, que o babaca do Bush conseguiu enodoar.
Não, eu não entro nessa. Os impérios nascem e morrem, o poder sempre muda de mãos, e até nós já mudamos completamente de status político-econômico. O sul latino-americano gela e nem por isso é poderoso.
Meu bem, a natureza é o que há de mais demacrático e não penalizaria regiões.
E tem mais: o bem maior é a paz, a felicidade, a saúde, o amor - valores que o poder e o dinheiro não nos fornecem.
E só de sacanagem vou te dizer uma coisa: foi feita uma pesquisa há quase 20 anos atrás sobre a sexulidade.Descobriram que o italiano, em média, dava uma em três minutos; o francês, em cinco; o americano, em sete; e o africano, em 32. Taí, em matéria de prazer compartilhado dá de mil nos branquelas.
Beijão, leda

 
At 11:00 PM, Blogger Moita said...

Ledinha

Só estou falando que por milhoõs de anos todos eram escuros tanto quem ficou no Equador como quem alcançou o polo.
Mesmo assim o clima imprimiu conhecimentos diferentes a eles e foi, nesse passado, o nascedouro das diferenças.
Hoje há milhares de razões que foram agregadas.

Quando for Brasília tomaremos um vinho.

1 cheirão do seu amigo Moita.

 
At 12:43 AM, Blogger LuCordeiro: said...

Moitinha,amigo,vc sabe que sistematizou de maneira absolutamente lógica o porquê do subdesenvolvimento nas áreas tropicais,lógico que sabe.Realmente,quem ficou nas áreas quentes não teve que lutar para sobreviver.Foram vivendo "conforme deus quis".Agora,o que eu questiono é se ser desenvolvido é que é bom.Estamos tào habituados a gostar das coisas que a tecnologia inventa que não entendemos como alguém pode sobreviver e ser feliz sem elas.Será que os povos mais primitivos não têm um modo de vida mais de acordo com nossa orígem animal? Pego o exemplo dos índios que ainda não tiveram contato com o "branco" (será que ainda existem?).Vamos supor que sim.Então:comem o que a natureza oferece e não se degladiam em filas de supermercado;não matam por prazer;não precisam de dinheiro;não têm carro,não pagam inpostos,não enlouquecem em engarrafamentos;não se mutilam para ser magros,belos,jovens e desejáveis;não se estressam com a TV que deu o fora,com o computador cheio de vírus nem com CPF,Identidade,Planos de Saúde,IR...Seus filhos não exigem celulares,aulas de tênis,patins,bikes,skates,viagens a Disneylândia. Não se preocupam com a roupa pra ir à balada,com cartão de crédito nem com a Bolsa de Valores.O sexo é natural,o parto ídem, e as mulheres não têm TPM.Não têm que fazer faculdade,mestrado,doutorado e nem concurso para conseguir um emprego exaustivo.E por aí,vai.
Sabe,o homem superdesenvolvido se expulsou do paraíso,e não sabe voltar a ele. Mas sente saudade,tanto que basta ter um feriadão que ele corre para as praias mais próximas,para as casas de campo,para um lugar distante da "civilização",nem que tenha que ficar 12 hs num engarrafamento dos infernos.E logo tira o terno,coloca uma bermuda velha,umas havaianas,e faz um churrasco no quintal.
É amigo,apesar de eu saber a diferença entre "por que,porque e porquê",de viver grudada no meu notebook,e de já ter me esfalfado em plantões de 24hs initerruptas,estou conseguindo voltar ao paraíso perdido e a um modo de vida mais primitivo.Mas não sem esforço,para convencer meus amigos e familiares,que não estou ficando pinel... hehehe.
Bjss... Adorei seu post!!!

 
At 8:00 PM, Anonymous Marival Martins said...

Prezado "Moita", um prazer ler seus textos. Indicaria o blog: http://cienciasclimaticas.blogspot.com/
para um estudo mais aprofundado sobre clima. Apresso-me em observar que da forma como colocou deixa transparecer que não considerou a ação humana sobre a face da terra. Veja quanta alteração do nosso sistema climático! Certamente no entorno da linha do equador teremos as mais severas modificações/degradações.
Adianto que não faço parte de grupo de estudiosos do assunto, mas como sertanejo e professor vivo "piruando" o tema.
Nosso ex-governador Cortez era um exemplo de preocupação com nosso clima.
Foi uma espera enoooorme para conseguir seu email, através do comum amigo Dr. Idamar.
Um abraço e boa semana!
Marival

 
At 12:49 AM, Blogger Moita said...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
At 12:51 AM, Blogger Moita said...

Roberta Vasconcelos, minha amiga, meu amor, vai comentar no meu Blog. Essa é uma novidade. E uma expectativa enorme. rssssssss

1 cheiro no cangote.

 
At 9:07 AM, Blogger Silvio Vasconcellos said...

Moita, querido!

Por mais polêmico que possa parecer o texto, concordo contigo por vários motivos: Quando falas no clima e a humanidade estás trazendo um tema num prisma de longo prazo. Sem querer ser cientista, estás sendo reflexivo e isso faz parte do ato de escrever.
A questão de cor, está mais para Darwin do que para preconceito. O incidência de sol nos trópicos justifica que milhares de anos de sol sobre os gens tenha feito alguma coisa. Ora, no norte, nas planícies e montanhas geladas, sobrevivia quem se camuflava melhor na neve, além do que ao abrigar-se 9 meses por ano do frio, adeus melanina. No trópico, nas Savana africana, não havia como fugir do calor, ainda mais com a fruta disponível (a maçã, fruta do frio, é adaptação da idade média - gelada - mas isso é (a) outra história). As frutas eram outras, mas como explicar o Gênisis na Europa medieval com um negrinho comendo banana? Se, em pleno século XX, quiseram fazer um "limpa" na Europa e no século XXI continuam fazendo isso na Palestina, como não transformariam o judeu mais famoso num loirinho de olhos azuis?
A influência do clima é, sim, fator fundamental (não único!) nas diferenças econômicas etre lugares. Não falo em países, porque o homem foi capaz de adaptações por toda sua existência e miséria é miséria em qualquer canto (riquezas, essas, sim, são diferentes! E não sou o primeiro a dizer isso).

E para os aflitos com o aquecimento global recomendo ler
sobre Luiz Carlos Molion, cientista brasileiro mais conhecido fora que na terrinha:
http://blogdoambientalismo.com/molion-um-cientista-que-nao-se-curva-aos-ambientalistas-radicais/
Ou digite o nome dele no Google e se surpreenda.
O aquecimento, como é vendido, é marketing. A terra passa por ciclos e vivemos um de ESFRIAMENTO desde 1998. As catástrofes que vivemos são fruto da ação desordenada da ocupação humana em área que não deveria estar (encostas, planícies alagadiças, asfalto e concreto em cidades), que cria micro climas danosos.

Entendo teu post como uma bela reflexão e também entendo que não seja uma ode à fatalidade de ter nascido nos trópicos.Afinal, dar-se conta de si é o que faz do homem o homem e, assim, a chance de ser indutor de seu destino.

 
At 9:07 AM, Blogger Silvio Vasconcellos said...

Moita, querido!

Por mais polêmico que possa parecer o texto, concordo contigo por vários motivos: Quando falas no clima e a humanidade estás trazendo um tema num prisma de longo prazo. Sem querer ser cientista, estás sendo reflexivo e isso faz parte do ato de escrever.
A questão de cor, está mais para Darwin do que para preconceito. O incidência de sol nos trópicos justifica que milhares de anos de sol sobre os gens tenha feito alguma coisa. Ora, no norte, nas planícies e montanhas geladas, sobrevivia quem se camuflava melhor na neve, além do que ao abrigar-se 9 meses por ano do frio, adeus melanina. No trópico, nas Savana africana, não havia como fugir do calor, ainda mais com a fruta disponível (a maçã, fruta do frio, é adaptação da idade média - gelada - mas isso é (a) outra história). As frutas eram outras, mas como explicar o Gênisis na Europa medieval com um negrinho comendo banana? Se, em pleno século XX, quiseram fazer um "limpa" na Europa e no século XXI continuam fazendo isso na Palestina, como não transformariam o judeu mais famoso num loirinho de olhos azuis?
A influência do clima é, sim, fator fundamental (não único!) nas diferenças econômicas etre lugares. Não falo em países, porque o homem foi capaz de adaptações por toda sua existência e miséria é miséria em qualquer canto (riquezas, essas, sim, são diferentes! E não sou o primeiro a dizer isso).

E para os aflitos com o aquecimento global recomendo ler
sobre Luiz Carlos Molion, cientista brasileiro mais conhecido fora que na terrinha:
http://blogdoambientalismo.com/molion-um-cientista-que-nao-se-curva-aos-ambientalistas-radicais/
Ou digite o nome dele no Google e se surpreenda.
O aquecimento, como é vendido, é marketing. A terra passa por ciclos e vivemos um de ESFRIAMENTO desde 1998. As catástrofes que vivemos são fruto da ação desordenada da ocupação humana em área que não deveria estar (encostas, planícies alagadiças, asfalto e concreto em cidades), que cria micro climas danosos.

Entendo teu post como uma bela reflexão e também entendo que não seja uma ode à fatalidade de ter nascido nos trópicos.Afinal, dar-se conta de si é o que faz do homem o homem e, assim, a chance de ser indutor de seu destino.

 
At 9:07 AM, Blogger Silvio Vasconcellos said...

Moita, querido!

Por mais polêmico que possa parecer o texto, concordo contigo por vários motivos: Quando falas no clima e a humanidade estás trazendo um tema num prisma de longo prazo. Sem querer ser cientista, estás sendo reflexivo e isso faz parte do ato de escrever.
A questão de cor, está mais para Darwin do que para preconceito. O incidência de sol nos trópicos justifica que milhares de anos de sol sobre os gens tenha feito alguma coisa. Ora, no norte, nas planícies e montanhas geladas, sobrevivia quem se camuflava melhor na neve, além do que ao abrigar-se 9 meses por ano do frio, adeus melanina. No trópico, nas Savana africana, não havia como fugir do calor, ainda mais com a fruta disponível (a maçã, fruta do frio, é adaptação da idade média - gelada - mas isso é (a) outra história). As frutas eram outras, mas como explicar o Gênisis na Europa medieval com um negrinho comendo banana? Se, em pleno século XX, quiseram fazer um "limpa" na Europa e no século XXI continuam fazendo isso na Palestina, como não transformariam o judeu mais famoso num loirinho de olhos azuis?
A influência do clima é, sim, fator fundamental (não único!) nas diferenças econômicas etre lugares. Não falo em países, porque o homem foi capaz de adaptações por toda sua existência e miséria é miséria em qualquer canto (riquezas, essas, sim, são diferentes! E não sou o primeiro a dizer isso).

E para os aflitos com o aquecimento global recomendo ler
sobre Luiz Carlos Molion, cientista brasileiro mais conhecido fora que na terrinha:
http://blogdoambientalismo.com/molion-um-cientista-que-nao-se-curva-aos-ambientalistas-radicais/
Ou digite o nome dele no Google e se surpreenda.
O aquecimento, como é vendido, é marketing. A terra passa por ciclos e vivemos um de ESFRIAMENTO desde 1998. As catástrofes que vivemos são fruto da ação desordenada da ocupação humana em área que não deveria estar (encostas, planícies alagadiças, asfalto e concreto em cidades), que cria micro climas danosos.

Entendo teu post como uma bela reflexão e também entendo que não seja uma ode à fatalidade de ter nascido nos trópicos.Afinal, dar-se conta de si é o que faz do homem o homem e, assim, a chance de ser indutor de seu destino.

 
At 9:14 AM, Blogger Silvio Vasconcellos said...

Moita, querido!

Por mais polêmico que possa parecer o texto, concordo contigo por vários motivos: Quando falas no clima e a humanidade estás trazendo um tema num prisma de longo prazo. Sem querer ser cientista, estás sendo reflexivo e isso faz parte do ato de escrever.
A questão de cor, está mais para Darwin do que para preconceito. O incidência de sol nos trópicos justifica que milhares de anos de sol sobre os gens tenha feito alguma coisa. Ora, no norte, nas planícies e montanhas geladas, sobrevivia quem se camuflava melhor na neve, além do que ao abrigar-se 9 meses por ano do frio, adeus melanina. No trópico, nas Savana africana, não havia como fugir do calor, ainda mais com a fruta disponível (a maçã, fruta do frio, é adaptação da idade média - gelada - mas isso é (a) outra história). As frutas eram outras, mas como explicar o Gênisis na Europa medieval com um negrinho comendo banana? Se, em pleno século XX, quiseram fazer um "limpa" na Europa e no século XXI continuam fazendo isso na Palestina, como não transformariam o judeu mais famoso num loirinho de olhos azuis?
A influência do clima é, sim, fator fundamental (não único!) nas diferenças econômicas etre lugares. Não falo em países, porque o homem foi capaz de adaptações por toda sua existência e miséria é miséria em qualquer canto (riquezas, essas, sim, são diferentes! E não sou o primeiro a dizer isso).

E para os aflitos com o aquecimento global recomendo ler
sobre Luiz Carlos Molion, cientista brasileiro mais conhecido fora que na terrinha:
http://blogdoambientalismo.com/molion-um-cientista-que-nao-se-curva-aos-ambientalistas-radicais/
Ou digite o nome dele no Google e se surpreenda.
O aquecimento, como é vendido, é marketing. A terra passa por ciclos e vivemos um de ESFRIAMENTO desde 1998. As catástrofes que vivemos são fruto da ação desordenada da ocupação humana em área que não deveria estar (encostas, planícies alagadiças, asfalto e concreto em cidades), que cria micro climas danosos.

Entendo teu post como uma bela reflexão e também entendo que não seja uma ode à fatalidade de ter nascido nos trópicos.Afinal, dar-se conta de si é o que faz do homem o homem e, assim, a chance de ser indutor de seu destino.

 
At 9:14 AM, Blogger Silvio Vasconcellos said...

Moita, querido!

Por mais polêmico que possa parecer o texto, concordo contigo por vários motivos: Quando falas no clima e a humanidade estás trazendo um tema num prisma de longo prazo. Sem querer ser cientista, estás sendo reflexivo e isso faz parte do ato de escrever.
A questão de cor, está mais para Darwin do que para preconceito. O incidência de sol nos trópicos justifica que milhares de anos de sol sobre os gens tenha feito alguma coisa. Ora, no norte, nas planícies e montanhas geladas, sobrevivia quem se camuflava melhor na neve, além do que ao abrigar-se 9 meses por ano do frio, adeus melanina. No trópico, nas Savana africana, não havia como fugir do calor, ainda mais com a fruta disponível (a maçã, fruta do frio, é adaptação da idade média - gelada - mas isso é (a) outra história). As frutas eram outras, mas como explicar o Gênisis na Europa medieval com um negrinho comendo banana? Se, em pleno século XX, quiseram fazer um "limpa" na Europa e no século XXI continuam fazendo isso na Palestina, como não transformariam o judeu mais famoso num loirinho de olhos azuis?
A influência do clima é, sim, fator fundamental (não único!) nas diferenças econômicas etre lugares. Não falo em países, porque o homem foi capaz de adaptações por toda sua existência e miséria é miséria em qualquer canto (riquezas, essas, sim, são diferentes! E não sou o primeiro a dizer isso).

E para os aflitos com o aquecimento global recomendo ler
sobre Luiz Carlos Molion, cientista brasileiro mais conhecido fora que na terrinha:
http://blogdoambientalismo.com/molion-um-cientista-que-nao-se-curva-aos-ambientalistas-radicais/
Ou digite o nome dele no Google e se surpreenda.
O aquecimento, como é vendido, é marketing. A terra passa por ciclos e vivemos um de ESFRIAMENTO desde 1998. As catástrofes que vivemos são fruto da ação desordenada da ocupação humana em área que não deveria estar (encostas, planícies alagadiças, asfalto e concreto em cidades), que cria micro climas danosos.

Entendo teu post como uma bela reflexão e também entendo que não seja uma ode à fatalidade de ter nascido nos trópicos.Afinal, dar-se conta de si é o que faz do homem o homem e, assim, a chance de ser indutor de seu destino.

 
At 8:31 AM, Blogger Silvio Vasconcellos said...

Moita, estar à altura de teus posts já seria um elogio.

Grande abraço, amigão.

Ainda tenho esperança de te ver postando no Minimínimos.

 
At 12:56 AM, Anonymous Roberta Vasconcelos said...

....Ihhhh Finalmente eu cheguei das viagens,(nao aos tropicos)mas da América do Norte ( Los Angeles, Boston, Montréal,Quebéc)...e parei aqui na Moita....me desculpe seu Moita,...por ter ficado todo esse tempo na moita com relação ao comentário que voce havia anunciado que eu iria fazer sobre o Clima e suas influencias.... Ou melhor...O CLIMA e a sua Importância!"
Sorry.... eu realmente fiquei mais inspirada hoje para falar ... porque realmente depois de ter saido um pouquinho do nosso querido Brasil de novo, pude observar com critério quantos tipos variados de climas existem dentro ou entre as Américas...das quais numa vivemos.... É claro que a influencia do clima atuou e atua nao somente indiretamente , como diretamente nas decisões e vidas das pessoas, dos seres humanos e dos seres vivos de uma forma geral...
Não preciso nem mesmo me aprofundar neste assunto , porque o Moita o fez ja muito bem, com bastante propiedade e definições de simplesmente entendermos e concluirmos que as mudanças, as nuanças , as estações,as catastrofes, o estado (do ser) dependem para (in)fluir ou não...do Clima....Por exemplo... como se obter uma boa e rica colheita de uvas Pinot Noir para a fabricação de uma maravilhoso vinho tinto e seco que apenas trará beneficios de longevidade e saude às pessoas...na região do Nordeste Brasleiro? Pode-se até se tentar.... mas o nosso solo e principalmente clima não são realmente favoráveis...Hmmmm é claro que este exemplo é ínfimo e talvez insignificante diante de toda expansão e extensão do objeto de estudo, e diante de todas as reações climáticas que vem acontecendo nao somente aqui pertinho nos Estados de Alagoas e Pernambuco, como antes no Rio de Janeiro e São Paulo...Ah.... e a de Santa Catarina? Hmmm ... nao podemos esquecer que as reações climáticas estão acontecendo no mundo inteiro...depois da Tsunami....As evidências são tristes ...e agora há pouco no Mexico e Haiti? e, recentemente na China?!...Quantas mortes...e quantas variações e mudanças que sucederam e o que trarão? Até peço ao Seu Moita para quem sabe qualquer horas dessas falar um pouco sobre esses fenômenos catastroficos da natureza climática que vem nos "pegando" de " surpresa"...

Hmmm...Talvez tenha filosofado um pouco( como dizem os seres comuns) ...com amor e verdade é claro!...Com sonhos no coração....ou na alma?!! Hmmmm ...Its the same!!! Nem sempre encontramos narizes gelados com corações quentes em nossa comunidade, em nossa biosfera ;-)! Mas o Moita....sabe melhor entender essa coisa que qualquer Bush!!!jajajajajaja ;-´)!!!

Sem Sonho não dá!
Sem Amor não somos
Sem frio suamos
Com calor esquentamos
Ao vento as palavras
A nuvem que passou
Mas não choveu ...
A poesia plantada
A canção que gemeu...
Nos, eu e voce...Tu e eu!
O amor,com todos os climas...
Valeu!!!

( Ué..P....!!Fiz esse poema e depois me assustei.(Como dizia meu admirável E.P.L.... Acho que aprendi muito com esse criador e encantador de climas...rsrsrsr

Mas o Mario Quintana conclui e nos dá o alento e confirmação em suas sábia poéticas palavras assim:

" Os poetas jogam os poemas
Por sobre as águas do mar
Na praia do mar do TEMPO
Que versos irão chegar?"( By E.P.L.)

Sincerely,
Roberta Vasconcelos.

 
At 12:57 AM, Anonymous Roberta Vasconcelos said...

....Ihhhh Finalmente eu cheguei das viagens,(nao aos tropicos)mas da América do Norte ( Los Angeles, Boston, Montréal,Quebéc)...e parei aqui na Moita....me desculpe seu Moita,...por ter ficado todo esse tempo na moita com relação ao comentário que voce havia anunciado que eu iria fazer sobre o Clima e suas influencias.... Ou melhor...O CLIMA e a sua Importância!"
Sorry.... eu realmente fiquei mais inspirada hoje para falar ... porque realmente depois de ter saido um pouquinho do nosso querido Brasil de novo, pude observar com critério quantos tipos variados de climas existem dentro ou entre as Américas...das quais numa vivemos.... É claro que a influencia do clima atuou e atua nao somente indiretamente , como diretamente nas decisões e vidas das pessoas, dos seres humanos e dos seres vivos de uma forma geral...
Não preciso nem mesmo me aprofundar neste assunto , porque o Moita o fez ja muito bem, com bastante propiedade e definições de simplesmente entendermos e concluirmos que as mudanças, as nuanças , as estações,as catastrofes, o estado (do ser) dependem para (in)fluir ou não...do Clima....Por exemplo... como se obter uma boa e rica colheita de uvas Pinot Noir para a fabricação de uma maravilhoso vinho tinto e seco que apenas trará beneficios de longevidade e saude às pessoas...na região do Nordeste Brasleiro? Pode-se até se tentar.... mas o nosso solo e principalmente clima não são realmente favoráveis...Hmmmm é claro que este exemplo é ínfimo e talvez insignificante diante de toda expansão e extensão do objeto de estudo, e diante de todas as reações climáticas que vem acontecendo nao somente aqui pertinho nos Estados de Alagoas e Pernambuco, como antes no Rio de Janeiro e São Paulo...Ah.... e a de Santa Catarina? Hmmm ... nao podemos esquecer que as reações climáticas estão acontecendo no mundo inteiro...depois da Tsunami....As evidências são tristes ...e agora há pouco no Mexico e Haiti? e, recentemente na China?!...Quantas mortes...e quantas variações e mudanças que sucederam e o que trarão? Até peço ao Seu Moita para quem sabe qualquer horas dessas falar um pouco sobre esses fenômenos catastroficos da natureza climática que vem nos "pegando" de " surpresa"...

Hmmm...Talvez tenha filosofado um pouco( como dizem os seres comuns) ...com amor e verdade é claro!...Com sonhos no coração....ou na alma?!! Hmmmm ...Its the same!!! Nem sempre encontramos narizes gelados com corações quentes em nossa comunidade, em nossa biosfera ;-)! Mas o Moita....sabe melhor entender essa coisa que qualquer Bush!!!jajajajajaja ;-´)!!!

Sem Sonho não dá!
Sem Amor não somos
Sem frio suamos
Com calor esquentamos
Ao vento as palavras
A nuvem que passou
Mas não choveu ...
A poesia plantada
A canção que gemeu...
Nos, eu e voce...Tu e eu!
O amor,com todos os climas...
Valeu!!!

( Ué..P....!!Fiz esse poema e depois me assustei.(Como dizia meu admirável E.P.L.... Acho que aprendi muito com esse criador e encantador de climas...rsrsrsr

Mas o Mario Quintana conclui e nos dá o alento e confirmação em suas sábia poéticas palavras assim:

" Os poetas jogam os poemas
Por sobre as águas do mar
Na praia do mar do TEMPO
Que versos irão chegar?"( By E.P.L.)

Sincerely,
Roberta Vasconcelos.

 
At 12:59 AM, Anonymous Roberta Vasconcelos said...

....Ihhhh Finalmente eu cheguei das viagens,(nao aos tropicos)mas da América do Norte ( Los Angeles, Boston, Montréal,Quebéc)...e parei aqui na Moita....me desculpe seu Moita,...por ter ficado todo esse tempo na moita com relação ao comentário que voce havia anunciado que eu iria fazer sobre o Clima e suas influencias.... Ou melhor...O CLIMA e a sua Importância!"
Sorry.... eu realmente fiquei mais inspirada hoje para falar ... porque realmente depois de ter saido um pouquinho do nosso querido Brasil de novo, pude observar com critério quantos tipos variados de climas existem dentro ou entre as Américas...das quais numa vivemos.... É claro que a influencia do clima atuou e atua nao somente indiretamente , como diretamente nas decisões e vidas das pessoas, dos seres humanos e dos seres vivos de uma forma geral...
Não preciso nem mesmo me aprofundar neste assunto , porque o Moita o fez ja muito bem, com bastante propiedade e definições de simplesmente entendermos e concluirmos que as mudanças, as nuanças , as estações,as catastrofes, o estado (do ser) dependem para (in)fluir ou não...do Clima....Por exemplo... como se obter uma boa e rica colheita de uvas Pinot Noir para a fabricação de uma maravilhoso vinho tinto e seco que apenas trará beneficios de longevidade e saude às pessoas...na região do Nordeste Brasleiro? Pode-se até se tentar.... mas o nosso solo e principalmente clima não são realmente favoráveis...Hmmmm é claro que este exemplo é ínfimo e talvez insignificante diante de (...continua...O BLOG nâo suportou o "pequeno comentário aqui feito...) ...rsrsr

 
At 1:07 AM, Anonymous Roberta Vasconcelos said...

Nossaaa...O meu comentário se repetiu...por mais de 2x...eu pensado que era muito LARGE...como a URLi falou ao postar na 1a. VEZ.
Nossa Moita...Estou c vergonhinha agora! ;-)

 
At 12:21 AM, Blogger Moita said...

Que engraçado!

Apenas fiz uma reflexão sobre Milhões e/ou talvez bilhões de anos atrás.

Tentando mostrar que aqueles que foram, caminharam em direção aos pólos tiveram tanta dificuldade com o clima que aprenderam coisas novas, tais como: cultivar na época adequada; guardar o excesso; conservar o excesso; e transformar o excesso.
E isso, queira ou não queira os inconformados, fez o homem dos trópicos e sub trópicos mais eficazes do que os que ficaram no equador.

 
At 10:54 PM, Blogger oakleyses said...

chanel handbags, gucci handbags, tiffany jewelry, jordan shoes, polo ralph lauren, christian louboutin shoes, christian louboutin outlet, oakley sunglasses, kate spade handbags, oakley vault, prada outlet, nike free, louis vuitton outlet, coach purses, coach outlet, kate spade outlet online, louboutin shoes, coach outlet, polo ralph lauren outlet, coach outlet store online, nike shoes, michael kors outlet, louis vuitton, longchamp handbags, michael kors outlet online, michael kors outlet store, longchamp outlet, michael kors outlet online, louis vuitton outlet online, tiffany and co jewelry, burberry outlet online, nike air max, prada handbags, louis vuitton handbags, michael kors outlet online, longchamp outlet online, cheap oakley sunglasses, ray ban sunglasses, michael kors outlet online, tory burch outlet, burberry outlet online, red bottom shoes, nike air max, louis vuitton outlet, ray ban outlet

 
At 10:56 PM, Blogger oakleyses said...

nike roshe run, nike air max, sac michael kors, nike free pas cher, true religion outlet, nike air force, burberry pas cher, michael kors canada, coach purses, air max pas cher, nike free, ray ban uk, sac vanessa bruno, sac louis vuitton, timberland, longchamp pas cher, guess pas cher, scarpe hogan, louis vuitton pas cher, true religion, vans pas cher, hollister, nike blazer pas cher, louis vuitton, ralph lauren, converse pas cher, ralph lauren pas cher, oakley pas cher, true religion outlet, chaussure louboutin, mulberry, tn pas cher, hermes pas cher, ray ban pas cher, lululemon, north face, louis vuitton uk, michael kors uk, air max, hollister, new balance pas cher, lacoste pas cher, longchamp, nike air max, north face pas cher, air jordan

 
At 10:58 PM, Blogger oakleyses said...

asics shoes, rolex watches, ugg outlet, new balance outlet, north face jackets, mac cosmetics, valentino shoes, jimmy choo shoes, bottega veneta, barbour, nike roshe, birkin bag, p90x workout, nike trainers, celine handbags, roshe run, ferragamo shoes, hollister, beats headphones, nike huarache, reebok shoes, soccer shoes, ugg soldes, instyler ionic styler, insanity workout, north face outlet, marc jacobs outlet, soccer jerseys, uggs on sale, giuseppe zanotti, abercrombie and fitch, longchamp, mcm handbags, vans outlet, ugg, lululemon outlet, nfl jerseys, abercrombie and fitch, wedding dresses, uggs outlet, chi flat iron, mont blanc pens, babyliss pro, ghd, herve leger

 
At 10:59 PM, Blogger oakleyses said...

timberland shoes, lancel, moncler, air max, hollister canada, moncler, oakley, converse, ugg boots, canada goose, ray ban, canada goose, vans, canada goose uk, baseball bats, juicy couture outlet, moncler, hollister, moncler, converse shoes, toms outlet, uggs canada, moncler, hollister clothing, canada goose outlet, moncler outlet, ugg, supra shoes, montre femme, gucci, replica watches, canada goose outlet, nike air max, karen millen, canada goose, canada goose pas cher, canada goose outlet, iphone 6 case, coach outlet, juicy couture outlet, louis vuitton canada, ralph lauren, wedding dress, moncler, parajumpers outlet, louboutin

 
At 4:06 AM, Blogger ninestab Ninest said...

lululemon, p90x workout, iphone cases, new balance, ray ban, ipad cases, ghd, beats by dre, jimmy choo shoes, iphone 6s plus cases, ferragamo shoes, converse, s5 cases, instyler, chi flat iron, mcm handbags, asics running shoes, nike roshe, iphone 6 plus cases, valentino shoes, baseball bats, insanity workout, timberland boots, north face outlet, mont blanc, iphone 5s cases, hollister, bottega veneta, giuseppe zanotti, oakley, birkin bag, nike air max, babyliss, reebok shoes, celine handbags, vans shoes, hollister, ralph lauren, vans, abercrombie and fitch, soccer shoes, soccer jerseys, mac cosmetics, iphone 6s cases, north face outlet, wedding dresses, nfl jerseys, gucci, iphone 6 cases, nike air max, herve leger, louboutin

 
At 4:07 AM, Blogger ninestab Ninest said...

canada goose, swarovski crystal, marc jacobs, canada goose uk, ugg,uggs,uggs canada, moncler outlet, wedding dresses, replica watches, hollister, louis vuitton, louis vuitton, louis vuitton, converse outlet, swarovski, moncler, canada goose, ugg,ugg australia,ugg italia, moncler, thomas sabo, barbour, pandora charms, moncler, moncler, michael kors handbags, juicy couture outlet, ugg pas cher, louis vuitton, bottes ugg, toms shoes, michael kors outlet online, doke gabbana outlet, montre pas cher, links of london, canada goose outlet, canada goose, lancel, karen millen, moncler, pandora charms, ugg boots uk, michael kors outlet, barbour jackets, moncler, supra shoes, canada goose outlet, pandora jewelry, canada goose, moncler, sac louis vuitton pas cher, doudoune canada goose, pandora jewelry
ninest123 11.04

 
At 11:26 PM, Blogger ninest123 said...

prada handbags, nike outlet, chanel handbags, tory burch outlet, louboutin pas cher, ugg boots, replica watches, michael kors, longchamp pas cher, kate spade outlet, louboutin outlet, louis vuitton, louis vuitton outlet, ralph lauren pas cher, oakley sunglasses, oakley sunglasses, uggs on sale, nike air max, longchamp, nike air max, air max, louis vuitton, ugg boots, gucci outlet, air jordan pas cher, tiffany jewelry, oakley sunglasses, jordan shoes, longchamp outlet, louis vuitton outlet, tiffany and co, prada outlet, christian louboutin outlet, louboutin, sac longchamp, ray ban sunglasses, louis vuitton, polo ralph lauren outlet, burberry, oakley sunglasses, cheap oakley sunglasses, polo ralph lauren outlet, nike free, nike free, louboutin shoes, replica watches, ray ban sunglasses, nike roshe run, longchamp outlet, ray ban sunglasses

 
At 11:27 PM, Blogger ninest123 said...

nike air max, timberland, north face, hollister pas cher, michael kors outlet, air force, replica handbags, lacoste pas cher, michael kors, nike roshe, michael kors outlet, hogan, ralph lauren uk, new balance pas cher, true religion jeans, michael kors outlet, coach outlet, michael kors, nike air max, nike air max, ray ban uk, vanessa bruno, north face, mulberry, burberry, ugg boots, ugg boots, true religion jeans, vans pas cher, nike free run uk, ray ban pas cher, converse pas cher, sac guess, abercrombie and fitch, burberry outlet online, hermes, tn pas cher, coach purses, michael kors, coach outlet, nike blazer, lululemon, michael kors outlet, true religion jeans, michael kors, true religion outlet, hollister, oakley pas cher, michael kors outlet, kate spade handbags

 
At 11:29 PM, Blogger ninest123 said...

soccer jerseys, nike huarache, lululemon, ralph lauren, instyler, nike air max, hollister, new balance, nfl jerseys, wedding dresses, gucci, lancel, insanity workout, converse, hollister, nike roshe, soccer shoes, ferragamo shoes, converse outlet, beats by dre, north face outlet, chi flat iron, asics running shoes, mont blanc, nike trainers, vans shoes, babyliss, p90x workout, jimmy choo shoes, birkin bag, herve leger, iphone cases, valentino shoes, north face outlet, celine handbags, vans, mcm handbags, hollister, ghd, timberland boots, reebok shoes, longchamp, mac cosmetics, oakley, abercrombie and fitch, nike air max, bottega veneta, ray ban, baseball bats, louboutin

 
At 11:31 PM, Blogger ninest123 said...

canada goose uk, canada goose outlet, swarovski crystal, toms shoes, moncler, pandora charms, ugg boots uk, coach outlet, moncler, swarovski, sac louis vuitton pas cher, moncler, moncler, montre pas cher, moncler outlet, bottes ugg, canada goose, canada goose, karen millen, marc jacobs, pandora jewelry, canada goose, supra shoes, ugg,ugg australia,ugg italia, doudoune canada goose, thomas sabo, moncler, moncler, canada goose outlet, louis vuitton, juicy couture outlet, ugg pas cher, ugg,uggs,uggs canada, pandora jewelry, pandora charms, moncler, hollister, wedding dresses, juicy couture outlet, louis vuitton, louis vuitton, links of london, replica watches, canada goose, louis vuitton

 
At 11:31 PM, Blogger 千禧 Xu said...

michael kors handbags
jordan 8
ugg outlet
ecco shoes outlet
oakley sunglasses wholesale
new balance shoes
pandora outlet
ugg outlet
chicago bulls jersey
air jordan 8

 
At 12:27 AM, Blogger 千禧 Xu said...

ugg outlet
jets jersey
polo ralph lauren outlet
longchamp
ugg boots
christian louboutin outlet
michael kors handbags
atlanta falcons jersey
longchamp outlet
cheap jordan shoes

 
At 12:29 AM, Blogger 千禧 Xu said...

nike outlet
ugg boots
ralph lauren outlet
cheap uggs
jordan 8
true religion outlet
nike trainers
raiders jerseys
prada shoes
nike outlet

 

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home