A MOITA DO MOITA

A MOITA DO MOITA

Eu só não quero é ter remorso.

19 fevereiro 2006

Escarrado e cuspido

Alexandre disse...
Muito bom!
Aguardo ansioso as demais curiosidades da cultura popular. Aproveito para deixar uma sugestão, sem cometer a irreverência da antecipação: que tal nos explicar o significado da expressão utilizada para as comparações – “cuspido e escarrado”.


Amigo Alexandre, o povo ainda usa outras variações dessa expressão que você relembrou, inclusive o inverso, tais como: “escarrado e cuspido” e “cagado e cuspido” para comparar duas pessoas muito parecidas.

O Mestre Cascudo explicava que a expressão, de fato, é “encarnado e esculpido”, Ex: “Fulano é o pai, encarnado e esculpido”. Mas que por ignorância e/ou corruptela, virou essas outras todas que conhecemos.

Amoitaram-se

23 Comments:

At 3:58 PM, Anonymous Anônimo said...

Estou desenxabido por ter adiantado o Amigo da Onça.
Acabei sendo o próprio.

 
At 4:02 PM, Blogger Moita said...

Frank

Nada disso, continue contando tudo, porque voce é ótimo.

E tem mais, voce contou melhor do que eu contaria.

abraços.

 
At 4:06 PM, Anonymous Anônimo said...

De todo modo essa expressão não é muito bonita, embora, possa ser elogiosa ou ofensiva... hehehe... depende de com quem estamos sendo comparados!
Ei, dá uma olhada na página do Anjo Sem Asas, linkada no meu post! Tem um poema do meu irmão! Bjs
Já voltou de viagem?

 
At 6:39 PM, Blogger Saramar said...

Olá, Moita.
Sabe que isso é bacanérrimo, como diz o meu querido Jôka?
Sugiro, sem a elegância do Alexandre, que você crie uma espécie de série, dentro do blog, com essas delícias de Câmara Cascudo. Digamos, semanal, o que acha? Ele é tão imenso em sua cultura e sabedoria e inteligência!

Beijos
P.S. Obrigada por sua imensa gentileza lá no Falares. Elogios de um poeta do seu nível são prêmios nobel e, melhor ainda, em versos. O elogio é melhor que o elogiado, sempre.

 
At 7:05 PM, Blogger Santa said...

Que bom que voltou!! Moita tb não se atribui a corruptela de "esculpido em Carrara" passou a "cuspido e escarrado" (rsss)

Em tempo:
Saramar, o que eu faço para merecer um verso do Moita?(rssss)

 
At 7:16 PM, Blogger Moita said...

Santa.
Não se concebe uma Santa pecadora.
Já fiz três e há tempos. Ô Santa ingrata.


Santa brasileira

A Santa é do Brasil;
isso ta no seu perfil.
É um amor, essa menina.
Ela tem encantos mil.
Se nasceu aqui, sumiu,
mas tem coisa Nordestina...

Ah! Tem!
_____________________

Santa & Stela

Ou será Stela Santa
ou será Santa Stela
ou será que uma é tanta
que não cabe dentro dela.
Ou será que uma espanta
seu desabafo na tela

Enquanto uma levanta
a outra que ela zela.
mas como ela é Santa
Apenas, vela.
____________________

Santa linda

Que beleza,
linda Santa.
Santa linda
que é tanta,
que renasce,
que não finda,
que não cai,
só se levanta.

Que um susto não desvai
Que um bug não espanta.

Beijos sacrílegos

 
At 7:29 PM, Blogger SV said...

Moita!!

Grande idéia de nos trazer esses achados da língua, que vira e mexe vai renascendo em expressões, se transformando e gerando novas.

Espero que venham mais dessas! Mereceriam até um blog exclusivo!

Um abraço!

Sílvio

 
At 8:14 PM, Blogger Santa said...

Moita, passado é passado (rssss). Aqueles eu guardo dentro do peito.
Bjs

 
At 8:23 PM, Anonymous Anônimo said...

Muito bom essas preciosidades q vc tão bem vem narrando sobre o nosso querido Câmara Cascudo.
Agora num me mata de vergonha, comparar-me c Nisia Floresta e Auta de Souza, ave são elogios q deixam meu egooooooooooooooooo, ops...kd ele?
Vc é quem é demais, gentil e um super amigo, te adoro de montão.
Beijos Poéticos e fratos.
Obg por vc existir em minha vida.
Estava c saudades, muitas.

 
At 10:36 PM, Blogger Unknown said...

Passei rapidinho pra te desejar um bom início de semana. O meu começou bem... Venha ver o porque?

 
At 12:02 AM, Anonymous Anônimo said...

O Biriba esteve aqui

 
At 11:07 AM, Anonymous Anônimo said...

Moita, meu velho,

Bom vê-lo de volta.

Encontrei na internet, dia desses, uma explicação para a origem da expressão "marca barbante".

Não sei se ela é de uso corrente na sua região, mas aqui no Sul usamo-la para designar qualquer coisa de qualidade duvidosa...

É das mais interessantes a explicação.

Uma bela prova da vitalidade do nosso idioma, sempre incorporando coisas novas.

E indicador de que nada no Brasil está pronto e acabado.

Um abraço.
Artemus

 
At 2:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Tá vendo, né? Quando não tenho tempo de ficar atualizada com seus posts reclama comigo, quando passo para ler, você não postou... Vai entender! - risos - Dá uma força para a ana., porque ela está triste, e desanimada! Me confidenciou que está pensando em encerrar o blog! Temos que impedir! Bjs

 
At 2:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Tá vendo, né? Quando não tenho tempo de ficar atualizada com seus posts reclama comigo, quando passo para ler, você não postou... Vai entender! - risos - Dá uma força para a ana., porque ela está triste, e desanimada! Me confidenciou que está pensando em encerrar o blog! Temos que impedir! Bjs

 
At 3:38 PM, Blogger Vera F. said...

Moita, nunca usei esta expressão. Aqui no Sul pelo menos é raro ouví-la.
Boa semana. Bjos.

 
At 4:02 PM, Anonymous Anônimo said...

Muito interessante!

 
At 6:20 PM, Blogger Santa said...

Moita, estou dodói...

 
At 3:38 PM, Anonymous Anônimo said...

Aqui conhecemos outra versão, que diz que a gente fina comentava, com pompa e afetação, diante de escravos e peonada, quando achava dois mui parecidos, que o eram tanto, que um parecia o outro 'esculpido em carrara', donde, por chufa e dichote, a plebe rude exclamava - é mesmo: cuspido e escarrado!

 
At 10:54 AM, Anonymous Anônimo said...

Também conhecia "cuspido e escarrado" como "esculpido em carrara"... Interessante.
Abs,
N. Cotrim

 
At 11:47 AM, Anonymous Anônimo said...

A EXPRESSÃO É "ENCARNADO ESCULPIDO!" SEM O "E" ENCARNADO É UM TIPO DE MÁRMORE. COMPARA-SE DUAS PESSOAS E DIZ-SE QUE A PESSOA FOI ESCULPIDA EM ENCARNADO (MÁRMORE).

 
At 11:50 AM, Anonymous Anônimo said...

*O correto é:** É a cara do pai **_em Carrara esculpido_** (Carrara é um
tipo de mármore, extraído da cidade de Carrara -Itália) *

 
At 11:58 AM, Anonymous Antonio Coelho Bisneto. said...

Pronto!

Já tem gente sabendo mais que o Mestre Luiz da Câmara Cascudo. É demais pra mim. rsss

 
At 1:47 AM, Blogger بن الاسمر said...

شركة نقل اثاث بالمدينة المنورة


شركة نقل عفش بالمدينة المنورة



شركة مكافحة حشرات بالمدينه المنوره


شركة مكافحة حشرات بالمدينة المنورة



شركة مكافحة النمل الابيض بالمدينة المنورة



شركة تنظيف خزانات بالمدينة المنورة


شركة غسيل خزانات بالمدينة المنورة


شركة نظافة خزانات بالمدينة المنورة


شركة غسيل شقق بالمدينة المنورة


شركة تنظيف منازل بالمدينة المنورة


شركة غسيل كنب بالمدينة المنورة


شركة شراء اثاث مستعمل بالمدينة المنورة


تسليك مجارى بالمدينة المنورة

 

Postar um comentário

<< Home