A MOITA DO MOITA

A MOITA DO MOITA

Eu só não quero é ter remorso.

15 fevereiro 2006

Saramar sabe das coisas

Desejo reproduzir esse magnífico artigo da minha amiga Saramar (http://lidosevividos.zip.net), Junto com o comentário do amigo Alexandre, que por si só se explicam, e têm a minha completa concordância.

PEQUENA POLÍTICA

“Grande política (alta política) - pequena política (política do dia-dia, política parlamentar, de corredor de intrigas)”. A grande política compreende as questões ligadas à fundação de novos Estados, à luta pela destruição, pela defesa, pela conservação de determinadas estruturas orgânicas econômico-sociais.

“A pequena política compreende as questões parciais e cotidianas que se apresentam no interior de uma estrutura já estabelecida em decorrência de lutas pela preponderância entre as diversas frações de uma mesma classe política”.
(GRAMSCI, Cadernos do cárcere).

O autor, tão bajulado pelas esquerdas parece ter previsto o que seus seguidores iriam promover no país. Porém, creio que nem ele imaginou a profundidade do estrago.

As brigas de corredor, o mensalão, as diversas CPI's, as lutas internas em cada partido, etc., revelam toda a parcialidade do fazer política dos dias atuais. O que era luta política tornou-se mercado. O que era partido político tornou-se a casa da mãe Joana, sem respeito à orientação partidária, às lideranças e aos interesses ideológicos (?).

O cinismo é a palavra de ordem. Quanto mais cínico, mais poderoso é o político da atualidade. Exemplos? Há, aos montes.

•Leio no site do PFL que “o PT decidiu que os escândalos que mostraram a face corrupta e ilegal do partido serão esquecidos e que qualquer questionamento deve ser respondido com agressividade. ‘E daí, foi isso mesmo, achou ruim? ’”. CÍNICOS.

•O bolsa-esmola será utilizado para chantagear os miseráveis, os famintos, os sem nada: ou reelegem os corruptos, os insensíveis, os ex-pobres deslumbrados e embriagados pelo poder e por outras substâncias igualmente nocivas, ou ficam a ver navios (provavelmente, em virtude dos delírios provocados pela fome). CÍNICOS.

•O astronauta brasileiro que deveria permanecer em treinamento até outubro, irá ao espaço já agora em março para, de lá, saborear o imenso prazer de conversar com o vaníloquo. O cinismo aqui beira a irresponsabilidade. CÍNICOS.

•Os criminosos, venais, iníquos, prostituídos parlamentares comprados com o dinheiro público, e seus compradores estão, aos poucos, sendo absolvidos e continuarão roubando o país, o meu e o seu dinheiro. E gastarão o nosso dinheiro para se reelegerem e virão à TV mentir para convencer os incautos do quanto são sérios e preocupados com o país. CÍNICOS.

•A oposição continua no seu jogo de beija e morde, fingindo que está indignada, lança uns anátemas periódicos para consumo daqueles que ainda acreditam nela, enquanto, à sorrelfa (a bela expressão é influência do Artemus) continua em conúbio com o governo, endossando todas as irregularidades, os abusos e a roubalheira generalizada. CÍNICOS.

A alta política ficou no passado ou mudou-se para outros países mais sérios, enquanto os cidadãos continuam perdidos e sem capacidade de reação. Como disse o Serjão, a classe média se recolheu. E dá-lhe carnaval, copa do mundo e Lulla.

Escrito por Saramar.

[Alexandre] [http://outrasletras.blogspot.com], Disse:
Saramar, que texto! Confesso que o li com a respiração presa, tamanha identificação com seu conteúdo e erudita elaboração.

Seu artigo merece primeiramente ser divulgado ao máximo, para que o maior número de brasileiros seja esclarecido sobre o perigo real e iminente que corremos; em seguida merece ser preservado num relicário de excelência, tal como se faz com qualquer obra de arte consagrada. Meus Parabéns!

Amoitaram-se

17 Comments:

At 2:36 PM, Anonymous Anônimo said...

PRIMEIRA A COMENTAR?

UAU! QUE HONRA! BEM...

...quero esclarecer que achei muito inteligente, perspicaz, sagaz e humorado a realidade política do Brasil, narrada e descrita pela Saramar... Um verdadeiro roteiro da realidade cínica em que nos encontramos... e amei a parte em que diz que os políticos estão prostituídos, porque na verdade, eles venderam a sua alma por uma coisa frívola e passageira: um poder ambicioso que acabará por destruí-los e como bônus... a nação tb!

Temos que fazer a nossa parte, para pelo menos retardar esse processo!

Bjs

Thay

 
At 2:41 PM, Anonymous Anônimo said...

PB. É só um teste.Foi? Yara.

 
At 2:41 PM, Anonymous Anônimo said...

PB. É só um teste.Foi? Yara.

 
At 3:02 PM, Blogger Moita said...

Yara

Não acredito no que estou vendo.

Voce aqui na Moita, e me chamando de PB como sempre e que adoro.

Não saia mais daqui, porque eu não sou muito bom pra lidar com perdas.

Um cheiro no cangote.

 
At 3:19 PM, Blogger Serjão said...

É trisre, Moita. mas é surpreendente? Como disse o Jeferson Peres: Tudo isso existe,tudo isso é triste, tudo isso é fado.
Abraços

 
At 4:06 PM, Anonymous Anônimo said...

Caro Moita.

Resumo livremente noticia que li no blog do jornalista Adonis Alonso, sobre publicidade.

A diretora de cena Glaucia Nogueira, da Net Films de São Paulo, inaugurou na ( ou no) Orkut a comunidade "O PT ME DEVE".Ela espera reunir publicitários que levaram um solene cano do partido e fazer um levantamento do tamanho do buraco. Já tem muito publicitário se increvendo.Ao que parece só peixe gordo recebeu.
À socapa, continuarei levantando alguns assuntos de julgo interessantes.

PS.Sararams, gostou do à socapa.

 
At 4:11 PM, Blogger Serjão said...

Não peguei no pé do Botafogo, não Moita. Foi só uma brincadeira com o Arcanjo que é Botafogo Doente, Tenho até simpatia pelo Botafogo mas não posso dizer o mesmo sobre o Montenegro. sabia que eu fui com a camisa do meu time naquela decisão contra o Juventude?
Sobre a minha próxima missão, eu quase fui fazer a cobertura no Aniversário do PT mas na hora a coisa não rolou. Os caras foram muito rigorosos para emitir o convite e eu ia com um delegado do Rio grande do Sul mas o cara ficou doente e eu não tive quem avalisasse meu convite. Mesmo custando 500 pilas. Abraços

 
At 4:20 PM, Anonymous Anônimo said...

Ora, mas isso é um blog ou uma deliciosa sala de comadres, reunidas para o chá, tal qual no casarão de Dona Lu?

Moita, o Alexandre já havia me deixado encabulada e agora você me apronta essa! É complô?
Só devo agradecer, pela mílésima vez. Não mereço esta honra de figurar aqui neste ninho de talentos, ou seria moita de talentos???
rsssssssss...
Obrigada.

Beijos

 
At 4:50 PM, Anonymous Anônimo said...

Quero recomendar aos amigos o site português O Acidental. É só clicar no google.É muito,muito bom.Não tão bom quando o do Moita mas ainda assim excelente.

 
At 5:11 PM, Blogger Vera F. said...

Moita, adorei as flores e as bolhas de sabão. Se eu frequentasse a academia ia comer o chocolate e tomar todo o vinho, não sou boba. Nunca deixei um relacionamento chegar a ponto de alguém me magoar. Tbm não socaria ninguém. E o maridão merece só carinho...rsrs.

Gostei do texto da Saramar só faria uma ressalva quanto ao PFL que não tem moral para falar do governo atual, porque estão no poder desde a época da ditatura(via Arena), quando acabou o bipartidarismo, a Arena se transformou em dois partidos o PDS e o PFL, que teve José Sarney quando presidente nos seus quadros. Precisa dizer o que ele fez para poder ficar mais um ano no poder. Comprou os deputados. Depois veio Collor. Com o apoio de quem? PFL. Deu no que deu. A seguir veio FHC, com o apoio de quem? PFL. Como que FHC conseguiu passar o projeto da reeleição? Pagando R$ 200 mil para cada deputado.Sem contar em todas as falcatruas que aconteceram nas privatizações.
Lula enganou quem acreditou nele? Sim. Eu fui uma. Decepção total. Tem que pagar? Tem. Mas não caio na história que a roubalheira só começou no governo do PT. Todos os partidos tem o seu calcanhar de Aquiles e fazem vistas grossas quando é do interesse deles. Já convivi profissionalmente com esse povo. Eles dizem uma coisa em frente as câmeras e por trás nos maiores conchavos. Eita! falsidade.

Desculpa o memorando, amigo Moita, mas tenho evitado falar de política porque ando querendo socar esta gente. Era uma boa colocar a fotos desses incompetentes nas academias para o povo socar.
Fui!
Bjos.

 
At 5:22 PM, Blogger Moita said...

Sarita

Eu gosto desta "sala de comadres ou compadres", Isso aqui não é blog; é uma Moita. Esqueceu?

Agora vem o Frank dizer que o Acidental não é tão bom quanto...,

Ora, todos nós conhecemos o Frank Rosolino e sabemos que ele ama O blog Português O Acidental, por que lá, além de ter um colaborador chamado Moita, ainda se escrevem excepções correctas que fracturam e/ou facturam nossa lingua, ôps!, a lingua deles.

Frank, lá o Moita é de Deus. Preste atenção!

O Artemus foi homenageado pela Saramar.
Obrigado, amigo.
abs

 
At 10:16 PM, Blogger Santa said...

Moita & Saramar, parabéns aos dois pela publicação do post. Acredito que os blogs terão papel importante neste momento político repudiando toda e qualquer ameaça a democracia imputada a população pelos poderes constituidos.

Bjs

 
At 11:37 PM, Anonymous Anônimo said...

querida Saramar sempre tão precisa em sua indignação, é uma grande companheira de luta, como você também o é.

 
At 2:08 AM, Anonymous Anônimo said...

Beleza, Moita. Está muito bom mesmo este texto. o lamentável é que é tudo verdade.

abs
aluízio amorim
http://oquepensaaluizio.zip.net

 
At 10:56 AM, Anonymous Anônimo said...

Moita,

Por isso não tenho blog...

Lidar com essas modernidades é tenebroso busílis.

Coloquei o que segue no post errado...

Reproduzo aqui, onde deveria estar.

E renovo meu abraço a você.

Permita-me enviar um beijo à Lorenza e agradecer a ela pelo carinho.

Artemus

- - - - - - - - - - - - - -

Estou agradecendo à Saramar a gentileza extrema da citação.

E a você, a magnificação do fato neste seu aprazível e bucólico recanto.

Abraço!

 
At 7:02 PM, Anonymous Anônimo said...

O artigo de Dona Saramar é um escrito maravilhoso e merece ser ponto de reflexão p nossas inquietações, pois assim, de certs forma poderemos exercer de fato nosso papel de cidadão. Parabéns!
Beijos Poéticos.
;***

 
At 10:55 PM, Blogger raybanoutlet001 said...

ugg boots
michael kors handbags
nike blazer
ugg boots
kate spade sale
ugg boots
mbt shoes outlet
jordan 4
ralph lauren uk
jordan shoes
2017.6.28

 

Postar um comentário

<< Home