A MOITA DO MOITA

A MOITA DO MOITA

Eu só não quero é ter remorso.

13 fevereiro 2006

Data especial

Eu não tenho dúvidas, de que todos vocês conhecem a Revolução da Alma, de Aristóteles.

Mas ficaria muitíssimo satisfeito se um leitor sequer que seja, passasse a ter tido conhecimento dela, através deste artigo, aqui na Moita,

Estou postando-a por motivos bem pessoais que esta data de 14 de fevereiro, me obriga a fazê-lo.

Costumava ouvi-la, recitada de cor, quase aos primeiros vagidos, pelo meu pai. O qual me apraz viver me esforçando, diuturnamente, somente na tentativa de imitá-lo.

Revolução da Alma

Ninguém é dono da sua felicidade, por isso não entregue sua alegria, sua paz, sua vida nas mãos de ninguém, absolutamente ninguém. .

Somos livres, não pertencemos a ninguém e não podemos querer ser donos dos desejos, da vontade ou dos sonhos de quem quer que seja. A razão da sua vida é você mesmo.

A tua paz interior é a tua meta de vida, quando sentires um vazio na alma, quando acreditares que ainda está faltando algo, mesmo tendo tudo, remete teu pensamento para os teus desejos mais íntimos e busque a divindade que existe em você.

Pare de colocar sua felicidade cada dia mais distante de você. Não coloque objetivos, longe demais de suas mãos, abrace os que estão ao seu alcance hoje.

Se andas desesperado por problemas financeiros, amorosos ou de relacionamentos familiares, busca em teu interior a resposta para acalmar-te, você é reflexo do que pensas diariamente.

Pare de pensar mal de você mesmo(a), e seja seu melhor amigo(a) sempre. Sorrir significa aprovar, aceitar, felicitar. Então abra um sorriso para aprovar o mundo que te quer oferecer o melhor.

Com um sorriso no rosto as pessoas terão as melhores impressões de você, e você estará afirmando para você mesmo, que está "pronto" para ser feliz. Trabalhe, trabalhe muito a seu favor.

Pare de esperar a felicidade sem esforços. Pare de exigir das pessoas aquilo que nem você conquistou ainda. Critique menos, trabalhe mais. E, não se esqueça nunca de agradecer.

Agradeça tudo que está em sua vida nesse momento, inclusive a dor. Nossa compreensão do universo, ainda é muito pequena para julgar o que quer que seja na nossa vida.

Por fim, acredite que não estaremos sozinhos em nossas caminhadas, um instante sequer, se nossos passos forem dados em busca de justiça e igualdade!!!

"A grandeza não consiste em receber honras, mas em merecê-las”.

O autor Aristóteles, filósofo grego, discípulo de Platão e este de Sócrates, escreveu esta mensagem Revolução da Alma no ano 360 a.C.

Eu deveria dizer, mais ou menos.

Amoitaram-se

27 Comments:

At 10:43 PM, Anonymous Anônimo said...

CAro Moita:

Conhecer eu já conhecia, mas fragmentado, jogado...thanks pela divisão de conhecimento..

Abçs

 
At 10:51 PM, Anonymous Anônimo said...

Moita

Bixim, pronto já atingiu seu objetivo.

Eu, talvez na minha santa ignorância,
Nunca tinha lido, escutado ou visto antes.

Achei o máximo, e fico impressionada como um homem que viveu há 360 (mais ou menos, rsssss) anos antes de Cristo, conseguia pensar e escrever uma coisa tão terrena como esta.

Digo terrena, porque na antiguidade, as pessoas tinha mania (Ih! Mania ta na moda) de jogar para as divindades, tudo o que era mais ou menos intangível.

O mais emocionante foi a maneira como vc falou do seu pai. Enchi os olhos d'agua. voce é impressionante.

Como fui a primeira e logo fiz você atingir seu objetivo, mereço um cheiro. E dou-lhe outro.
Cadê meu cheiro que não estou sentindo.

 
At 10:59 PM, Anonymous Anônimo said...

Moitinha

Eu tb nunca tinha escutado ou lido isso. Achei lindo.
Agora tem razão a moça aqui de cima. voce falou tão bonito do seu pai! que eu me emocionei.

Moitinha, o que são vagidos?
Eu tou na praia e nem dicionário tenho.

beijo de uma Paraibana.

 
At 11:21 PM, Blogger Magui said...

Esse texro eu o conhecia desde menina tamb�m . Depois passei a pensar assim sem me lembrar que � for�a do meu incosciente.Tem gente aqui na net que devia decorar como seu pai para sofrer menos essas paix�es da vida. Sabe como �! E l� no meu blogue , � esquerda do lugar onde vc comenta e que � do UOL , tem o holoscan.A Grace colocou em preto e ficou escondido para alguns blogues mais escuros. Inclusive o meu. Tente clicar � esquerda do que vc tem costume e vai achar mais de 40 coment�rios.

 
At 11:22 PM, Blogger Magui said...

Esqueci de tirar os assentos. O meu pc nao aceita esse coments.Um dia eu acerto aqui no seu blogue.

 
At 11:49 PM, Anonymous Anônimo said...

Moita, boa noite ou bom dia, sei lá. Esqueço-me sempre se mais ou se é menos.
Ainda não tenho como falar em pai.

Já conhecia alguns pedaços dessa aula do meu sábio preferido e esses dois primeiros parágrafos sempre me conduziram.
Hoje, depois de quase 2.500 anos, as pessoas parecem tentar praticar esses ensinamentos, que são tão óbvios, não acha?
E sofrem, por isso. Principalmente os cristãs que são criados para pensar em função do outro, viver para o outro, sofrer e morrer pelo outro.
As palavras perfeitas nunca ficam ultrapassas, ao contrário, a passagem dos séculos as iluminam cada vez mais, como se lhe retirassem camadas e camadas de tintas obscurantistas.
Aristóteles é eterno.
Obrigada.

Beijos

 
At 12:11 AM, Anonymous Anônimo said...

Bonito texto... Algo introspectivo, ms distante de nossa realidade, as pessoas nesse e em outros séculos, são muito imediatistas, incapazes de exergar algo além de seus próprios desejos, ms se podemos revolucionar, pq c o passar do tempo td continua igual? É, o grande filosofo teceu seus comentários sobre os pequenos detalhes da vida, ms auto-ajuda e meditação é algo q nos faz refletir, apenas isso.
Beijos Poéticos!
Te adoro!
É Bestaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa.

 
At 12:37 AM, Blogger Soube said...

- Soube?
- Do quê?
- Estou aqui para alegrá-lo, deixá-lo satisfeito.
- É!
- Conheci essa mensagem aqui no seu blog...
- É!
- É difícil estar sempre com esse estado de espírito que estava Aristóteles quando escreveu isso.
- É!

 
At 1:17 AM, Blogger Santa said...

Moita,

Para Aristóteles a nossa moralidade e a nossa felicidade parecem estar nas nossas mãos, mas a nossa escolha não. É aí que a vaca vai para o brejo (rsss)

Bjs

 
At 1:23 AM, Blogger Moita said...

Soube?

Postei, só em homenagem ao meu pai, que fez desta data, uma data eterna pra mim. Não contarei o motivo.

Sei que você fez aquilo pra alegrar mesmo. São por essas e outras coisas que adoro você.

De repente em Socorro a um amigo,
você se expõe com naturalidade,
dizendo que nunca viu falar daquilo.

Você tem coragem elegante e são dessas coragens que eu me alimento.

Um abraço do amigo Moita.

 
At 2:16 AM, Blogger Jean Scharlau said...

Uma salva de vivas,
outra de agradecimentos
aos pais dos homens
e das idéias

 
At 8:27 AM, Blogger Unknown said...

É, depois sou eu quem sempre diz tudo... Nada melhor do que saber e ver que existem crédulos como você.
São as nossas verdadeira riquezas guardadas dentro dessa gabinete que é o corpo e que às vezes deixamos em segundo plano em prol de resultados financeiros, sucesso e a busca da prosperidade, mas que mesmo assim somos alcançados através de sinalizações,lições e exemplos de vida.

Um abraço!

 
At 9:39 AM, Blogger Lúcia said...

Caro Moita, são dos ensinamentos dos grandes filósofos que a humanidade se alimenta.Aristóteles, de forma muito didática, nos mostra a ética e a moralidade. Um abraço.

 
At 10:16 AM, Anonymous Anônimo said...

Moita,

Não tenho a coragem elegante do Soube, a quem - como você - admiro.

Tenho apenas uma franqueza inabalável e uma sinceridade siderúrgica.

São elas que me fazem dizer que desconhecia essa história.

Que eu poderia condensar numa breve frase: quem procura nos outros as respostas para suas dúvidas ou angústias existenciais faz como o sujeito que está batendo na porta pelo lado de dentro.

Abraço!
Artemus

 
At 1:35 PM, Anonymous Anônimo said...

Mo, e a humanidade ainda não aprendeu...

Muito legal vc homenagear seu pai com tanto carinho e sensibilidade ;)

Bjsss aristotélicos!

P.S.: Moitinha não gostou do meu versinho que lhe fiz com muito carinho, não consertou o link, vai ver não quer que mais eu brinque.
Snif snif if if :(

 
At 1:45 PM, Anonymous Anônimo said...

Amigo Moita, belíssimo post, uma lição mesmo. Enviei cópia aos meus pais...
Abraço!
N. Cotrim

 
At 2:25 PM, Blogger Moita said...

Artemus Gordon

Só você mesmo,

"sinceridade siderúrgica".

"O sujeito que está batendo na porta pelo lado de dentro".

Ninguém mais conseguiria usar figurações tão perfeitas.

 
At 2:58 PM, Blogger Jean Scharlau said...

Moita, também gostei dessas duas do Gordon
Siderurgicamente falando, daí pra metalúrgico e presidente são alguns passos... Desde que bata nas portas pelo lado certo.

E que bonitinhos os versinhos PS da Cris.

Como lá em casa ninguém comenta, venho aqui ver se tem coisa nova e peruar os comentários dos outros. Aproveito também pra dizer que notei e agradeço o recíproco atalho entre os nossos ranchos.

Um abraço
Jean Scharlau

 
At 3:05 PM, Anonymous Anônimo said...

....... te entendo meu pai também fez de várias datas momentos inesquecíveis
gosto desse:-

Aprende que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido,
o mundo não pára para que você o conserte.
Aprende que o tempo não é algo que possa voltar para trás.
Portanto, plante seu jardim e decore sua alma, ao invés de esperar que alguém lhe traga flores.
Você aprende que realmente pode suportar porque realmente é forte,
e que pode ir muito mais longe depois de pensar que não se pode mais.
E que realmente a vida tem valor e que você tem valor diante da vida!
Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o bem que poderíamos
conquistar, se não fosse o medo de tentar...

William Shakespeare

 
At 3:43 PM, Blogger Moita said...

Jean

rsssssssssssssssss

Pô, me matas de rir. "Siderurgicamente falando, daí pra metalúrgico e presidente são alguns passos... Desde que bata nas portas pelo lado certo"

rsssssssssssss

sacanagem, Pô.

 
At 4:38 PM, Blogger Vera F. said...

Moita, foi escrito há tanto tempo e até hoje a maioria dos "seromanos" não aprendeu. Não podemos entregar a nossa felicidade nas mãos do outros. Nós é quem construímos uma vida feliz ou não, porque podemos optar. Para ser infeliz é facinho...facinho.
Tô fora.
Bela homenagem ao seu pai.
Bjos.

 
At 7:50 PM, Anonymous Anônimo said...

Moita .. amigo , boa noite ..

Não conhecia .. e recebo esse post como um presente de aniversário ..

Abraço do Pepe

PS : Falar daí .. que já estou de ‘ folga ‘ no carnaval Bahia .. é uma sacanagem .. !

Queria te ver hoje aqui em SP .. rsrsrsrs

 
At 11:53 AM, Blogger Bell... said...

Ed,
fui dormir ontem pensando nesse post que você falo pra mim...
Cheguei a pouco e vim logo ver...
Conheço muita coisa de Aristóteles...mas, sobre o que escrevestes...fiquei conhecendo através de vc..
mas uma vez, sendo meu professor, né meu amigo...rs
Será que ajudei ontem, em animá-lo???(e olha que nem sabia...)
adoro-te.....
bjs*

 
At 2:25 PM, Anonymous Anônimo said...

Eu já li algumas produções aristotélicas, mas garanto, que nos últimos tempos, esse foi o melhor texto! Porque diz exatamente aquilo que tanto tentamos negar: a nossa felicidade depende de nós mesmos e não adianta tentar buscar as respostas no mundo exterior, porque elas estão bem dentro de nós... é necessários apenas que permitamos que ela apareça! Afinal, sorria e a vida te sorrirá!

 
At 4:57 PM, Anonymous Anônimo said...

Where did you find it? Interesting read answering machines multiple greetings 6 mailbox answering machine Research on video conferencing Music jukebox software http://www.tramadol-info-1.info/paxil_rent.html Cobra radar detector pro 7080 review lingerie patents Dvd players products Tagamet helps eczema dreampharmaceuticals com online protonix Ideal lipitor trial Jack black pomdae Free pregnant pussy pictures Toshiba estudio fax driver Snort better adderall or ritalin Free xxx milf housewife stories diamond gold setting white

 
At 4:47 AM, Blogger Unknown said...

lululemon, nike roshe run, vans outlet, hollister, celine handbags, nike air max, mont blanc pens, gucci, soccer shoes, oakley, herve leger, mac cosmetics, vans, iphone 6 plus cases, jimmy choo outlet, north face outlet, mcm handbags, ipad cases, valentino shoes, soccer jerseys, asics running shoes, baseball bats, nike air max, ferragamo shoes, ghd hair, timberland boots, abercrombie and fitch, babyliss, wedding dresses, insanity workout, hollister clothing, chi flat iron, converse, north face outlet, nfl jerseys, s6 case, p90x workout, giuseppe zanotti outlet, bottega veneta, hermes belt, iphone 6s cases, instyler, new balance shoes, iphone cases, iphone 6 cases, beats by dre, louboutin, reebok outlet, ralph lauren, ray ban, iphone 5s cases, iphone 6s plus cases

 
At 10:59 PM, Blogger raybanoutlet001 said...

polo ralph lauren
armani exchange
ugg outlet
browns jerseys
fitflops
nike air force 1
mont blanc outlet
ugg boots
golden state warriors jerseys
nike huarache
2017.6.28

 

Postar um comentário

<< Home