A MOITA DO MOITA

A MOITA DO MOITA

Eu só não quero é ter remorso.

15 janeiro 2010

Direitos Humanos e Democracia: ameaças angelicais

Não posso deixar de ser mais um a comentar o retumbante Decreto 7.037, de 21-12-2009, com que o Governo Lula detalhou o Programa Nacional de Direitos Humanos. Mas não vou me deter na parte que cria a Comissão Nacional da Verdade e nas suas implicações com a Lei da Anistia e no espírito revanchista de que está sendo acusada. Não que atribua menor importância à polêmica instalada sobre esse ponto.

É que, na condição de membro do Conselho de Administração da Organização Internacional do Trabalho, penso ser meu dever opinar sobre uma série de outras questões conceituais de que o Decreto tratou, relativas aos Direitos Humanos (DH). A OIT, fundada em 1919, é a mais antiga organização multilateral que integra a ONU e deve ser reconhecida como a precursora da própria Declaração Universal dos DH, de 1948, bastando para tanto ler a sua Constituição e a Declaração de Filadélfia, de 1944.

Tenho, portanto, o dever e a legitimidade para criticar o ato presidencial, o que me proponho fazer, ainda que com a concisão exigida pelo espaço concedido pelo jornal. Creio que foi Blaise Pascal o autor de uma frase que me veio logo à lembrança, quando lia o decreto: “O homem não é anjo nem demônio; mas, quando tenta portar-se como anjo, transforma-se num demônio”. Faço a citação para, desde logo, deixar de lado a discussão sobre as intenções do Presidente e de quem o levou a assinar o documento. Quaisquer que tenham sido, resultaram em um édito que pode ter efeitos diabólicos para a democracia brasileira (além daquele de reavivar ódios e fomentar a discórdia entre concidadãos).

Para perceber o perigo é necessário ir além do envoltório sublime dos DH, enfatizado nos termos cândidos do corpo principal e avançar a leitura até as “Ações Programáticas”, visto que, como se diz, “o diabo mora nos detalhes” e os detalhes estão no anexo ao Decreto.

São 25 diretrizes, desdobradas em ainda mais numerosos objetivos estratégicos e ações programáticas, apresentadas em linguagem característica, frequentemente hermética para os não iniciados. Não obstante, resistindo à sedução do tema politicamente correto e tentando vencer a barreira da linguagem “especializada”, entendo que o Programa encerra as ameaças que apresento, resumidamente (entre outras coisas mais ou menos inquietantes).

· Regulamentar e dar “efetividade” aos “instrumentos de participação social e consulta popular”.
– Ameaça: referendos e plebiscitos podem e têm sido usados para atropelar o estado de direito e consolidar regimes autoritários, por meio de manobras populistas.
· Criar o “selo nacional ’”, o “código de conduta em DH” e o “sistema nacional de indicadores em DH”.
- Ameaça: instrumentos que podem servir como instrumento de patrulhamento ideológico e discriminação de quem não atenda ao figurino oficial.
· Colocar em questão os investimentos em infraestrutura e o agronegócio.
– Ameaça: proscreve a agricultura de alta produtividade, acusada de “potencial violação dos direitos de pequenos e médios agricultores e das populações tradicionais”.
· Fiscalizar os projetos das empresas transnacionais.
– Ameaça: aponta as empresas transnacionais, em geral, como violadoras dos DH e manipuladoras das políticas de desenvolvimento, espantando investimentos e aportes tecnológicos.
· Expandir políticas públicas de geração e transferência de renda.
– Ameaça: não há nenhuma referência às condicionantes que fazem a distinção ente políticas de promoção das pessoas e o assistencialismo que mantém a dependência e o cabresto eleitoral.
· Discutir a expansão de plantios de monoculturas, discriminando as de eucalipto, cana-de-açúcar, soja, manejo florestal, grande pecuária, mineração, turismo e pesca.
– Ameaça: acusa todas essas culturas de agressão ao meio ambiente e à “cultura dos povos e comunidades tradicionais”, de forma que sobra pouco da discriminação, além da agricultura familiar de subsistência.
· Garantir que os grandes empreendimentos e projetos de infraestrutura resguardem os direitos dos povos indígenas e de comunidades quilombolas e tradicionais.
– Ameaça: Manifesta ojeriza ao desenvolvimento e contraria o próprio Presidente Lula, que vem denunciando os exageros preservacionistas.
· Assegurar participação efetiva da população na gestão territorial e no licenciamento urbanístico e ambiental; consolidar a incorporação dos sindicatos de trabalhadores e centrais sindicais nos processos de licenciamento ambiental de empresas.
– Ameaça: Não é difícil aquilatar o quanto essas medidas poderiam emperrar empreendimentos e espantar investidores.
· Elaborar o Zoneamento Ecológico Econômico, incorporando o sócio e etnozoneamento; garantir demarcação, regularização e “desintrusão das terras indígenas, em harmonia com os projetos de futuro de cada povo indígena, assegurando seu etnodesenvolvimento e sua autonomia produtiva”.
– Ameaça: Reafirma-se a política de isolamento étnico e de tentativa de congelamento de culturas pré-históricas, em reservas territoriais imensas que esgarçam o território nacional e abrem espaço para infiltrações estrangeiras, menos interessadas nos indígenas do que nas suas riquezas inexploradas.
· Alterar a Constituição para que as polícias militares deixem de ser consideradas como forças auxiliares do Exército, mantendo-as apenas como força reserva.
– Ameaça: a intenção é proteger DH ou enfraquecer o Exército Brasileiro?
· Ampliar novas tutelas de proteção das relações do trabalho.
– Ameaça: ação na direção oposta à dos países da Europa social-democrata, que se esforçam para sair da camisa de força das “tutelas de proteção”, por insustentáveis.
· Institucionalizar a mediação como ato inicial das demandas de conflitos agrários e urbanos, priorizando a realização de audiência coletiva com os envolvidos, como medida preliminar à concessão de medidas liminares.
– Ameaças: Claras investidas contra o direito de propriedade, o qual – é bom lembrar – está também consagrado na Declaração Universal de DH (Artigo XVII).

Passo ao largo de inúmeras outras propostas mais ou menos discutíveis do Plano, para somente citar um conjunto de sérias ameaças às liberdades democráticas, em áreas tão fundamentais como as da educação e da liberdade de imprensa, cuja formulação dispensa comentários:

estabelecer critérios e indicadores para o “monitoramento” de livros didáticos no sistema de ensino;

regulamentar o art. 221 da Constituição, estabelecendo o respeito aos DH nos serviços de radiodifusão (rádio e televisão), como condição para a outorga e renovação das concessões, prevendo penalidades administrativas que chegam até a cassação;

suspender patrocínio e publicidade oficial em meios que veiculam programações atentatórias aos DH; criar ranking nacional de veículos de comunicação comprometidos com os princípios de DH, assim como os que cometem violações. Tudo, supõe-se, a partir do arbítrio governamental.

Afinal, numa visão de conjunto, o Plano decretado comporta duas significações possíveis, dada a quantidade e o caráter audacioso das ações propostas, num marco extraordinariamente ampliado dos DH: a primeira, considerando o seu lançamento ao final do penúltimo ano de dois mandatos presidenciais, significaria o reconhecimento do quanto o Presidente deixou de fazer daquilo que desejava; a outra pode ser uma espécie de plataforma eleitoral ou plano de governo de dois dos subscritores do Decreto, candidatos nas próximas eleições: a ministra chefe da Casa Civil, à Presidência, e o ministro da Justiça, ao Governo do Rio Grande do Sul.

De qualquer forma, seja para uma avaliação retrospectiva, seja para formar a decisão dos votos futuros, o essencial é ter bem claro que a melhor promoção e a mais segura defesa dos DH é o estado democrático de direito. Por isso, ele precisa ser preservado e defendido contra quaisquer ameaças, mesmo as que se apresentam em vestes angelicais.

Dagoberto Lima Godoy.
Representante dos empresários brasileiros no Conselho de Administração da Organização Internacional do Trabalho (OIT), da ONU.

Amoitaram-se

21 Comments:

At 12:43 AM, Anonymous Anônimo said...

Obrigado!

 
At 6:30 PM, Anonymous Ana Clara said...

Muito interessante e esclarecedor.
Parabéns aos dois.

Beijokas

 
At 7:03 PM, Anonymous helena guerra peixe said...

É uma tremenda desfatez comunista/autoritarista que é até pleonasmo vicioso.

Beijos

 
At 10:30 AM, Blogger Angel said...

Poucos estão falando disso e trata-se de, mais uma vez, o Estado avançando em nossas liberdades individuais.
Pânico total...

 
At 5:18 PM, Blogger Moita said...

Angel

Acho a mesma coisa. E temos que precionar o Congresso, pra isso não passar ou, pelo menos, passar todo emendado mais favoravelmente.

 
At 4:42 PM, Anonymous Magui said...

Para mim é indiferente.Quem deve preocupar-se é quem passou dos limites e de ambos os lados. Enfiar cacetete nas partes baixas das pessoas e no pau de arara não pode ter perdão.Tem coisas nessa vida que não pode se repetir.Levantar a hipótese que se a esquerda tivesse tomado o poder faria isso ou aquilo não está em questão como mts argumentam.Vale os fatos.Eu não tô nem aí, não vou fazer defesa dessa gente nem no pau de arara.

 
At 8:11 PM, Anonymous Anônimo said...

O mais interessante nisso tudo é que o Partido dos Trabalhadores na Alemanha deuorigem ao partido Nazista, que todos conhecemos a historia....

 
At 3:53 PM, Blogger formigaeletrica said...

ainda bem que a direita é burra pra caramba, achando que o partido nazista tem alguma coisa a ver com os partidos socialistas... dá zero pra eles! Todo país que se preze julga aqueles que cometem atrocidades em regime autoritário, só o Brasil que não, somos mesmo o país do futuro - da barbárie!

 
At 5:07 PM, Anonymous Anônimo said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

 
At 6:47 PM, Anonymous Anônimo said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

 
At 2:48 AM, Anonymous Anônimo said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

 
At 8:58 PM, Anonymous Anônimo said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

 
At 5:37 PM, Anonymous Anônimo said...

cool guys! survey the latest untrammelled [url=http://www.casinolasvegass.com]casino[/url] games like roulette and slots !validation out the all uncharted unburden [url=http://www.casinolasvegass.com]online casino[/url] games at the all redone www.casinolasvegass.com, the most trusted [url=http://www.casinolasvegass.com]online casinos[/url] on the web! day-dream our [url=http://www.casinolasvegass.com/download.html]free casino software download[/url] and advance in money.
you can also substantiate other [url=http://sites.google.com/site/onlinecasinogames2010/]online casinos bonus[/url] . check out this new [url=http://www.place-a-bet.net/]online casino[/url].

 
At 3:13 AM, Anonymous Anônimo said...

Infatuation casinos? research this immature [url=http://www.realcazinoz.com]free casino[/url] games. guide and postpone online casino games like slots, blackjack, roulette, baccarat and more at www.realcazinoz.com .
you can also into our untrained [url=http://freecasinogames2010.webs.com]casino[/url] orientate at http://freecasinogames2010.webs.com and conquer real fabulously off !
another late-model [url=http://www.ttittancasino.com]casino[/url] spiele bracket is www.ttittancasino.com , as opposed to of german gamblers, submit c be communicated during manumitted online casino bonus.

 
At 7:03 AM, Anonymous Anônimo said...

no more than mountain dew guaranteed to garner you event heavy-set! Our all earnest intermingle of herbs and aminos is Dr. formulated and proven to upgrade moderation, total taking place psychotic central application and precise be in help of your air!


[url=http://minichill.com]Energy Drink[/url]
[url=http://minichill.com]Energy Drinks[/url]
[url=http://minichill.com]Stress Relief[/url]

[url=http://minichill.com/home/index.html]facebook[/url]
[url=https://www.getreversemortgagehelp.com/]reverse mortgage counseling[/url]


[url=http://minichill.com/5%20hour%20energy.html]best energy drink[/url]


[url=http://minichill.com/5%20hour%20energy.html]best energy drink[/url]
[url=http://minichill.com/lab/relaxation/index.html]Valerian Root[/url]
[url=http://minichill.com/lab/happiness/index.html]Valerian Root[/url]
[url=http://minichill.com/lab/focus/index.html]L-Theanine[/url]
[url=http://minichill.com/lab/anti-anxiety/index.htmll]GABA[/url]
[url=http://minichill.com/lab/anti-anxiety/index.htmll]Gamma Aminobutyric Acid [/url]


unusual Julian with Comestibles and Not house you can unexploded a agreeable life. I non-exclusive in the incontrovertible study, it's shy so nautical bend on and ry it, do it in this age!
Mini Chill? contains a not incongruent mingling of herbs and amino acids called Relarian?, that has been proven, in published clinical trials not only to actually duel misery and disposition, but to in truth recondition your way of thinking perceptive and enlarge desire convergence! Mini Tender doesn?t producer drowsiness, so whether you?re in the medial of a stressful broad light of day at job or enjoying a lifetime misled with your friends, Mini Chill? is guaranteed to put your day.



[url=http://minichill.com/ChillRecipes.html]alcohol dependency[/url]
[url=http://routeworldbrokers.com/]Distribution business[/url]
[url=http://routeworldbrokers.com/]Business appraisals[/url]
[url=http://minichill.com/ChillRecipes.html]alternative to marijuana[/url]

[url=http://minichill.com/ChillRecipes.html]drug alternative[/url]

[url=http://www.finmedsys.com/]medical billing services[/url]
[url=http://www.finmedsys.com/]medical billing outsourcing[/url]
[url=http://www.finmedsys.com/]medical billing services[/url]

[url=http://www.thestatecolumn.com/]state politics[/url]
[url=http://minichill.com/lab/relaxation/index.html]cant relax[/url]

[url=http://minichill.com/lab/relaxation/index.html]relax magazine[/url]
[url=http://minichill.com/ChillRecipes.html]marajuana alternative[/url]
[url=http://minichill.com/ChillRecipes.html]alternatives to alcohol use[/url]

 
At 9:02 PM, Anonymous Anônimo said...

Indulgence Lingerie [url=http://www.cellsea.com/user/home/CR50a8394087780]Get More Information and facts[/url]

 
At 11:26 PM, Anonymous Anônimo said...


[url=http://shenenmaoyie.wordpress.com/][b]sac longchamp[/b][/url]
[url=http://www.migente.com/your_page/blog/index.html?profile_id=7787173&profile_name=shenenmao&user_id=7787173&username=shenenmao][b]sac longchamp[/b][/url]
[url=http://www.zimbio.com/Shoes+And+Fashion/articles/9blifvnWAP4/Multi+sacs+usage+commerciaux+de+recyclage?add=True][b]sac longchamp[/b][/url]
[url=http://shenenmao.wordpress.com/][b]sac longchamp[/b][/url]
[url=http://shenenmaoyis.snappages.com/blog.htm][b]sac longchamp[/b][/url]

 
At 7:48 AM, Anonymous Anônimo said...

We [url=http://www.freecasinobonus.gd]casino[/url] have a ample library of unqualifiedly freed casino games as a replacement for you to challenge sensibly here in your browser. Whether you want to training a provisions recreation scenario or just sample manifest a some original slots first playing on the side of legitimate in clover, we be undergoing you covered. These are the rigid uniform games that you can treat cavalierly at true online casinos and you can play them all representing free.

 
At 11:32 PM, Blogger Unknown said...

soccer jerseys, nike huarache, lululemon, ralph lauren, instyler, nike air max, hollister, new balance, nfl jerseys, wedding dresses, gucci, lancel, insanity workout, converse, hollister, nike roshe, soccer shoes, ferragamo shoes, converse outlet, beats by dre, north face outlet, chi flat iron, asics running shoes, mont blanc, nike trainers, vans shoes, babyliss, p90x workout, jimmy choo shoes, birkin bag, herve leger, iphone cases, valentino shoes, north face outlet, celine handbags, vans, mcm handbags, hollister, ghd, timberland boots, reebok shoes, longchamp, mac cosmetics, oakley, abercrombie and fitch, nike air max, bottega veneta, ray ban, baseball bats, louboutin

 
At 12:46 AM, Blogger Unknown said...

jordan pas cher
true religion jeans
ralph lauren outlet
rolex replica watches
oakley vault
canada goose outlet
rolex watches
hermes belt
fitflops sale clearance
rolex daytona
20170114

 
At 10:28 PM, Blogger jeje said...

ralph lauren polo
manolo blahnik
north face
michael kors outlet
ugg boots
new balance shoes
ecco shoes
off white outlet
clarks outlet
hermes belt

 

Postar um comentário

<< Home