A MOITA DO MOITA

A MOITA DO MOITA

Eu só não quero é ter remorso.

19 setembro 2009

Compra de caças e submarinos.

Particularmente adoro a tecnologia francesa, não é à toa que em 1952 a Citroen fabricou comercialmente o primeiro carro com suspensão regulável automática.

O perigo é, qualquer que seja o fornecedor, não haver repasse de toda tecnologia, ou pior ainda introduzirem chips “secretos” que posam desativá-los à distância.

Sadam havia comprado 38 radares, porém quando os americanos invadiram o Iraque com um toque num botão na cabine de um caça americano, todos os radares foram desativados. Sadam ficou virtualmente cego.

Outro exemplo comprovado foi o da Argentina que comprou mísseis Exocet, fabricados pela MBDA, companhia que pertence aos quatro grandes da Europa (França, Inglaterra, Alemanha e Itália) e que na guerra das Malvinas não explodiram.

Os Exocets foram desativados pelos ingleses ao se aproximarem das ilhas.
O único que explodiu foi o que caiu, por pura casualidade, na casa de explosivo de um navio inglês. Ironicamente explodiu em conseqüência da explosão das armas do inimigo.

O Brasil não era nem para ter Forças Armadas, nos moldes da Suíça e com uma grande vantagem. Quem teria coragem de invadir o Brasil deste tamanho? Invadiria, mas não ocuparia. Os americanos, por exemplo, não conseguiram ocupar o minúsculo Vietnã!
Só o fato de invadir e não poder ocupar já dissuade qualquer um. Mas isso já é tema para outra conversa.

Já que temos armada, esses equipamentos militares já deveriam ser fabricados aqui mesmo.

A questão é simples, enquanto fabricamos carros, os países ditos do primeiro mundo fabricam os robôs que fazem os nossos carros. Tome esse exemplo e imagine quando chegarmos lá, eles já estarão na frente, provavelmente no primeiríssimo mundo. E assim sucessivamente em todos os setores e em todo o tempo.

Até a imaginação parece haver desertado do governo e do povo brasileiro, enquanto se transformar bolsa escola em bolsa esmola com o aplauso e a aprovação do povo, não vislumbraremos a importância do CONHECIMENTO.

E enquanto não despertarmos para e perseguirmos o conhecimento e continuarmos acelerando um crescimento retrógrado, financiando sonhos ditatoriais nos países vizinhos e sonhando com uma cadeira no tal Conselho da ONU, não sairemos do atraso.

Enquanto o Brasil não arregaçar as mangas e os bolsos para investir e se dedicar a educação, ciência e tecnologia será sempre refém dos outros e estaremos eternamente em desenvolvimento, sem alcançar nunca o chamado primeiro mundo.

Essa é, hoje, a nossa destinação histórica.

Amoitaram-se

19 Comments:

At 8:24 AM, Anonymous PoPa said...

Verdade, Moita. O Brasil já tem condições de produzir quase qualquer coisa. Temos cérebros de primeiro mundo, em se tratando de cientistas. O problema são os cérebros dos governantes... Parcerias técnicas são sempre importantes e desejadas mas, no atual cenário, quem se arriscaria a transferir tecnologia ao Brasil? Como garantir que não cairia nas mãos de Chávez e, consequentemente, Ahmedinejad?

 
At 10:14 AM, Anonymous Arraial said...

O que é interessante é que no Brasil temos inúmeros recursos. Muitos recursos naturais, alguma tecnologia, e muito, mas muito mesmo, material humano. Inteligência, perseverança e criatividade, muita criatividade. O que continua sendo um mistério é qual o ingrediente secreto, o componente realmente importante que faz acontecer.
Educação? Claro. Mas já há pessoas educadas o bastante para conduzirem o país, favorecendo a massa "ainda não educada".
Reduzir as desigualdades? Óbvio. Para que surjam cada vez mais pessoas íntegras e com visão social.
Vontade política? E o que significa "Política"? A origem vem dos antigos gregos, com suas polis. O principal interesse dos cidadãos era discutir a vida em comunidade, os rumos da coletividade, daí surgindo o termo Política, que seria então... Cidadania.
Talvez seja isso que realmente falte: retornar à essência pura deste conceito, considerando como importantes a evolução e o destino da coletividade.
E o que significa a "Política" hoje? Enquanto os brasileiros ingressarem nela visando primordialmente interesses pessoais ou exclusivamente de seus grupos, continuaremos na mesma trajetória.
Talvez seja apenas isso que continue faltando.

 
At 1:49 PM, Anonymous Eudes Ferreira said...

Seu comentário é elogiável, muito bem escrito, com muita verdade e um conteúdo consistente.
Somente faço um pequeno reparo, se me permite, nesse parágrafo que segue:
“Mas já há pessoas educadas o bastante para conduzirem o país, favorecendo a massa "ainda não educada".”

Porque o problema é exatamente esse, nos países de primeiro mundo não existe mais essa massa “ainda não educada”. Quando essa massa for educada aparecerão muito mais e melhores cérebros para o desenvolvimento da Ciência e tecnologia. E muitos mais “pessoas educadas o bastante para conduzirem o país”, aumentando assim o grau de liberdade de escolha.

Mas o pior mesmo é que essa mesma massa “ainda não educada” é quem elege os pretensos educados para conduzirem o país e essa massa, via de regra, troca o seu voto por telha, tijolo e dentadura.

 
At 1:52 PM, Anonymous Eudes Ferreira said...

Desculpem esqueci a quem me dirigia, Arraial

 
At 10:26 AM, Anonymous Magui said...

Nelson Jobim declarou que o Brasil sequer tem especialistas em Defesa. Vai ser criado um Instituto em Brasília para formar técnicos neste sentido.Se o Brasil precisa armar-se é por conta dos EUA que tem olho grande no mundo todo e suas riquezas.
Sem a inflação comendo a economia do país fica mais fácil planejar.

 
At 9:32 PM, Anonymous Alvares Lima said...

Magui

Você acha mesmo que esses míseros trinta e poucos caças, essas merecas de meia dúzia de submarinos evitaria uma invasão americana?

Santa inocência.

 
At 6:10 PM, Anonymous Anônimo said...

você tocou no ponto crucial para que qualquer país se torne uma nação independente economicamente e segura: investimento na educação e pesquisa.

 
At 10:18 PM, Anonymous Magui said...

Vc se viu aqui?

http://www.terra.com.br/portal/

 
At 1:38 AM, Anonymous Magui said...

Sobre seu comentário, o último : Quando vc escreveu aquele artigo sobre a amazônia eu citei vc no meu blogue dando seu link para o pessoal vir aqui.Eu acho que vc não viu.Como não guardo os textos não sei se ainda está lá.

 
At 11:07 PM, Anonymous Magui said...

Moita, eu não sei do que vc está falando.Configurei o texto para sair comum.Vc o viu no meio?

 
At 1:06 AM, Anonymous Magui said...

Moita, desculpe eu não vir cá antes responder sua questão.Fiquei sem net este fim de semana.

Ocorre que o coments está configurado em html daquele jeito e nem fui eu quem fez a escolha daquele padrão. Para mudar tenho que fazer outra configuração e mudar no modelo do blogue, no html e não sei fazer.Se vc quiser mandar seus poemas para o meu email:
semprembs@uol.com.br

 
At 11:16 PM, Blogger FLopes said...

Completamente de acordo primo.
Abraços.
FLopes

 
At 1:39 AM, Blogger Rynaldo Papoy said...

Querido Moita, saber que você tem blog é a melhor notícia do ano. O endereço do blog é http://superresumos.blogspot.com .
Se me mandar seu e-mail, lhe mando convite para se tornar colaborador oficial do blog, pois os seus resumos fazem sucesso até hoje. Vou divulgar seu blog no Twitter. Abração!

 
At 1:50 AM, Blogger Rynaldo Papoy said...

Estou lendo todos os seus posts. Nesta madrugada ficarei 300% mais inteligente.

 
At 12:04 AM, Blogger Moita said...

300% mais inteligente? rsssss
É bom o Senhor diminuir isso. rsssssssssssss.
Tou doente e sem tempo pra Moita e sem tempo pra vida. Sorry. Mas não conte a ninguém. rsss

31 de Outubro de 2009 20:00

 
At 1:12 PM, Blogger Rynaldo Papoy said...

Que pena, desejo-lhe melhoras. Também não estou 100%. Abração!

 
At 12:25 PM, Blogger Esyath said...

Moita,

isso é algo que indigna... O pior é que eu não sei como a sociedade continua a ser tão estúpida... pena apenas no prazer e na falsa segurança do momento... sem vislumbrar que a todo instante tudo só piora... o caos... e a nossa eterna submissão diante de outras potências. Temos tudo para sermos uma potência... um país grande, com recursos naturais... mas o que somos? Um pais pobre, instável e inseguro. Uma grande pena... e é tudo cíclico... desde a colonização... até agora... se observa que pouca coisa mudou, como a corrupção, a segregação social, a falta de estrutura política e securitária...

Beijos (Des)conexos!

 
At 3:30 AM, Anonymous Jota Effe Esse said...

Se o Brasil não investir em pesquisas, ficará sempre a reboque de outros países que o fazem. Mudando de assunto, por não atualizas teu blog? Tu és dos bons na blogosfera. Meu abraço.

 
At 9:33 AM, Blogger SV said...

MOITA!!! VEM PRO MÍNIMOS!!!!!

 

Postar um comentário

<< Home