Compra de caças e submarinos.
Particularmente adoro a tecnologia francesa, não é à toa que em 1952 a Citroen fabricou comercialmente o primeiro carro com suspensão regulável automática.
O perigo é, qualquer que seja o fornecedor, não haver repasse de toda tecnologia, ou pior ainda introduzirem chips “secretos” que posam desativá-los à distância.
Sadam havia comprado 38 radares, porém quando os americanos invadiram o Iraque com um toque num botão na cabine de um caça americano, todos os radares foram desativados. Sadam ficou virtualmente cego.
Outro exemplo comprovado foi o da Argentina que comprou mísseis Exocet, fabricados pela MBDA, companhia que pertence aos quatro grandes da Europa (França, Inglaterra, Alemanha e Itália) e que na guerra das Malvinas não explodiram.
Os Exocets foram desativados pelos ingleses ao se aproximarem das ilhas.
O único que explodiu foi o que caiu, por pura casualidade, na casa de explosivo de um navio inglês. Ironicamente explodiu em conseqüência da explosão das armas do inimigo.
O Brasil não era nem para ter Forças Armadas, nos moldes da Suíça e com uma grande vantagem. Quem teria coragem de invadir o Brasil deste tamanho? Invadiria, mas não ocuparia. Os americanos, por exemplo, não conseguiram ocupar o minúsculo Vietnã!
Só o fato de invadir e não poder ocupar já dissuade qualquer um. Mas isso já é tema para outra conversa.
Já que temos armada, esses equipamentos militares já deveriam ser fabricados aqui mesmo.
A questão é simples, enquanto fabricamos carros, os países ditos do primeiro mundo fabricam os robôs que fazem os nossos carros. Tome esse exemplo e imagine quando chegarmos lá, eles já estarão na frente, provavelmente no primeiríssimo mundo. E assim sucessivamente em todos os setores e em todo o tempo.
Até a imaginação parece haver desertado do governo e do povo brasileiro, enquanto se transformar bolsa escola em bolsa esmola com o aplauso e a aprovação do povo, não vislumbraremos a importância do CONHECIMENTO.
E enquanto não despertarmos para e perseguirmos o conhecimento e continuarmos acelerando um crescimento retrógrado, financiando sonhos ditatoriais nos países vizinhos e sonhando com uma cadeira no tal Conselho da ONU, não sairemos do atraso.
Enquanto o Brasil não arregaçar as mangas e os bolsos para investir e se dedicar a educação, ciência e tecnologia será sempre refém dos outros e estaremos eternamente em desenvolvimento, sem alcançar nunca o chamado primeiro mundo.
Essa é, hoje, a nossa destinação histórica.
16 Comments:
Verdade, Moita. O Brasil já tem condições de produzir quase qualquer coisa. Temos cérebros de primeiro mundo, em se tratando de cientistas. O problema são os cérebros dos governantes... Parcerias técnicas são sempre importantes e desejadas mas, no atual cenário, quem se arriscaria a transferir tecnologia ao Brasil? Como garantir que não cairia nas mãos de Chávez e, consequentemente, Ahmedinejad?
O que é interessante é que no Brasil temos inúmeros recursos. Muitos recursos naturais, alguma tecnologia, e muito, mas muito mesmo, material humano. Inteligência, perseverança e criatividade, muita criatividade. O que continua sendo um mistério é qual o ingrediente secreto, o componente realmente importante que faz acontecer.
Educação? Claro. Mas já há pessoas educadas o bastante para conduzirem o país, favorecendo a massa "ainda não educada".
Reduzir as desigualdades? Óbvio. Para que surjam cada vez mais pessoas íntegras e com visão social.
Vontade política? E o que significa "Política"? A origem vem dos antigos gregos, com suas polis. O principal interesse dos cidadãos era discutir a vida em comunidade, os rumos da coletividade, daí surgindo o termo Política, que seria então... Cidadania.
Talvez seja isso que realmente falte: retornar à essência pura deste conceito, considerando como importantes a evolução e o destino da coletividade.
E o que significa a "Política" hoje? Enquanto os brasileiros ingressarem nela visando primordialmente interesses pessoais ou exclusivamente de seus grupos, continuaremos na mesma trajetória.
Talvez seja apenas isso que continue faltando.
Seu comentário é elogiável, muito bem escrito, com muita verdade e um conteúdo consistente.
Somente faço um pequeno reparo, se me permite, nesse parágrafo que segue:
“Mas já há pessoas educadas o bastante para conduzirem o país, favorecendo a massa "ainda não educada".”
Porque o problema é exatamente esse, nos países de primeiro mundo não existe mais essa massa “ainda não educada”. Quando essa massa for educada aparecerão muito mais e melhores cérebros para o desenvolvimento da Ciência e tecnologia. E muitos mais “pessoas educadas o bastante para conduzirem o país”, aumentando assim o grau de liberdade de escolha.
Mas o pior mesmo é que essa mesma massa “ainda não educada” é quem elege os pretensos educados para conduzirem o país e essa massa, via de regra, troca o seu voto por telha, tijolo e dentadura.
Desculpem esqueci a quem me dirigia, Arraial
Nelson Jobim declarou que o Brasil sequer tem especialistas em Defesa. Vai ser criado um Instituto em Brasília para formar técnicos neste sentido.Se o Brasil precisa armar-se é por conta dos EUA que tem olho grande no mundo todo e suas riquezas.
Sem a inflação comendo a economia do país fica mais fácil planejar.
Magui
Você acha mesmo que esses míseros trinta e poucos caças, essas merecas de meia dúzia de submarinos evitaria uma invasão americana?
Santa inocência.
você tocou no ponto crucial para que qualquer país se torne uma nação independente economicamente e segura: investimento na educação e pesquisa.
Vc se viu aqui?
http://www.terra.com.br/portal/
Sobre seu comentário, o último : Quando vc escreveu aquele artigo sobre a amazônia eu citei vc no meu blogue dando seu link para o pessoal vir aqui.Eu acho que vc não viu.Como não guardo os textos não sei se ainda está lá.
Moita, eu não sei do que vc está falando.Configurei o texto para sair comum.Vc o viu no meio?
Moita, desculpe eu não vir cá antes responder sua questão.Fiquei sem net este fim de semana.
Ocorre que o coments está configurado em html daquele jeito e nem fui eu quem fez a escolha daquele padrão. Para mudar tenho que fazer outra configuração e mudar no modelo do blogue, no html e não sei fazer.Se vc quiser mandar seus poemas para o meu email:
semprembs@uol.com.br
Completamente de acordo primo.
Abraços.
FLopes
300% mais inteligente? rsssss
É bom o Senhor diminuir isso. rsssssssssssss.
Tou doente e sem tempo pra Moita e sem tempo pra vida. Sorry. Mas não conte a ninguém. rsss
31 de Outubro de 2009 20:00
Moita,
isso é algo que indigna... O pior é que eu não sei como a sociedade continua a ser tão estúpida... pena apenas no prazer e na falsa segurança do momento... sem vislumbrar que a todo instante tudo só piora... o caos... e a nossa eterna submissão diante de outras potências. Temos tudo para sermos uma potência... um país grande, com recursos naturais... mas o que somos? Um pais pobre, instável e inseguro. Uma grande pena... e é tudo cíclico... desde a colonização... até agora... se observa que pouca coisa mudou, como a corrupção, a segregação social, a falta de estrutura política e securitária...
Beijos (Des)conexos!
Se o Brasil não investir em pesquisas, ficará sempre a reboque de outros países que o fazem. Mudando de assunto, por não atualizas teu blog? Tu és dos bons na blogosfera. Meu abraço.
MOITA!!! VEM PRO MÍNIMOS!!!!!
Postar um comentário
<< Home