A MOITA DO MOITA

A MOITA DO MOITA

Eu só não quero é ter remorso.

17 agosto 2009

Carlos Mink Prende os madeireiros de Santarém em cima de "Verdades, Mitos e Sacanagens"

Sou Engenheiro Agrônomo com especialidade geral em ecologia e específica em Agro Indústria. A intenção de me identificar não é a de querer aparecer, até porque não se aparece com isso, mas apenas a de esclarecer que ao ver tantos ignorantes no assunto levantando teorias em TVs e jornais com um descaramento descabido tratando de interesses velados e enganando a população, eu fico enojado e resolvi, não repetir o post, mas voltar ao assunto tentando complementá-lo.

Verdades

Cerca de 71% da superfície da Terra são cobertos por água salgada, o que corresponde a mais de 96% de toda água do planeta.

O que muita gente não sabe é que os oceanos são responsáveis por 97 % do oxigênio produzido no planeta Terra. Algas microscópicas e alguns animais chamados de plânctons consomem o gás carbônico, liberando grande quantidade de oxigênio.

A movimentação das águas permite uma distribuição homogênea desse gás essencial à vida. Os oceanos também têm grande importância no clima do planeta, influenciando na temperatura e umidade. A capacidade da água em reter calor faz dos oceanos grande regulador climático.

Seu patrimônio genético ainda é uma lacuna nos livros e pouco se conhece sobre a vida dessa enorme reserva biológica. Acredita-se que cerca de 80 % das plantas e animais do planeta vivam nesse fascinante ambiente.

A vida nasceu nos oceanos e se tiver de se extinguir, por culpa nossa, somente se extinguirá, se inviabilizarmos os oceanos.

Verdades e Mitos

A floresta (plantas) durante o dia faz a fotossíntese, isto é, absorve gás carbônico, transformando-o em (lenho) madeira e expele o oxigênio. (Captura de carbono).
Durante a noite, ela respira, ou seja, faz exatamente o inverso, absorve o oxigênio e expele gás carbônico.

A captura de carbono, tranformado em lenho, só se dá na fase de crescimento da árvore. Em florestas maduras como a amazônica isso só ocorre na árvore nova que estiver substituindo uma madura que morreu.

Como em torno do equador o dia tem praticamente a mesma duração da noite, todo o oxigênio que ela produz durante o dia, ela mesma consume durante a noite. Portanto a floresta equatorial depois de adulta é um um ciclo fechado de produção e consumo de oxigênio.

Nunca mais me digam que a Amazônia é o “pulmão do mundo”. Até porque a expressão soaria errada, já que o pulmão só produz e expele gás carbônico. Aquilo que também expele oxigênio não poderia ser chamado de “pulmão”.

Podem desmatar a floresta Amazônica, completamente, que o prejuízo virá pela ausência de sua biodiversidade, mas nunca por falta de oxigênio.

A planta é um ser vivo, nasce, cresce se reproduz e morre. Isto é verdade. O mito está em se afirmar que não se deve cortar mais árvore alguma para se evitar a emissão de gás carbônico para atmosfera. Ao contrário, se deixá-la morrer naturalmente, na sua decomposição pelas bactérias saprófitos, todo carbono acumulado na arvore, como (lenho) madeira, será emitido para a atmosfera, do mesmo jeito como se fora queimada.

Por que não cortar e aproveitar a árvore quando ela estiver completamente madura antes de morrer. Isso seria explorar com racionalidade. Ela seria transformada em cama, tamborete, mesa e cadeira de balançar que dificilmente seriam queimadas ou decompostas, preservando o carbono como lenho onde estaríamos sentados ou deitados.

Inclusive, se eu corto a árvore que sei que está prestes a morrer, eu tenho a possibilidade de determinar pra que lado ela cairá matando Imbaúbas ou Palmeiras que se reproduzem com rapidez. Agora se a deixo morrer, uma Castanheira de 120 anos ela cairá para o lado que der e pode matar um Mogno ou outra Castanheira de 30... 40 anos que não estariam prontas pra serem abatidas.

Não falei em desmatar tudo e atear fogo. Agora não traduzir essa exploração racional em favor do homem, é achar que o homem não é importante.

“O mundo está repleto de maravilhas criadas por Deus, mas a maior maravilha é o homem.” (Sófocles).

Sacanagens

Os ingleses e nórdicos começaram na década de 70 a divulgarem que as florestas tropicais e a Amazônia, principalmente, eram o pulmão do mundo. Tudo orquestrado para desviar a atenção do mundo para a poluição exagerada que eles faziam e ainda fazem no Mar do Norte, com a exploração de petróleo.

Lembra dos 97% do oxigenio produzido pelo mar? Sabem de onde vem os 3 % faltantes? Vêm das florestas do norte, (as deles) onde o período que o dia é maior que a noite elas produzem excesso de oxigênio e no período que a noite é maior que o dia, vem o frio. Elas perdem as folhas e não produzem nem uma coisa nem outra. Além de serem, na maioria, florestas plantadas e exploradas economicamente com renovação constante e árvores em fase de crescimento.

Então eles destroem as verdadeiras fontes de produção de oxigênio e ainda botam a culpa em nós. E nós muito ignorantes ainda brigamos juntos com eles. Mas a maior sacanagem é querer que paremos de explorar racionalmente a Amazônia, e a clara intenção de governos e ONGs estrangeiras na tentativa de internacionalizar a Amazônia.

A Amazônia já é o lugar que tem o maior numero de ONGs estrangeira do mundo. Já existem até milionários suecos e ingleses querendo e já conseguindo comprar extensas áreas de terras na Amazônia legal.

O objetivo principal e velado é explorar, no futuro, os infinitos e incalculáveis fármacos que a adversidade botânica daquela região pode produzir. Ali não está o “Pulmão do Mundo”, mas, provavelmente a cura de todas as doenças já conhecidas, do mundo.

Curas essas que deverão aparecer somente quando a Amazônia for internacionalizada, como sonham, principalmente, os europeus.

Agora “juntou a fome com a vontade de comer”, o ignorante do Lula chamou o ignorante, ecologista de botequim, verde histérico e maluco do Carlos Mink para, de forma ingênua (não acredito em má fé), burramente, fazer oficialmente o jogo dos Nórdicos.

Eles devem estar morrendo de rir.

Amoitaram-se

25 Comments:

At 9:42 PM, Anonymous Zuleide Melo said...

Essa aula, didática, pedagógica sobre esse problema, me fez pensar.

Fui semprwe contra a cortar qualquer árvore da Amazônia, mas agora fiquei pensando, por que não cortar as que vão morrrer já que estas devolverão o co2 pra atmosfera? vou esperar alguem retrucar a sua teoria, o debate e aí eu decido.
Mas me imprecionou.
Beijos

Zuleide.

 
At 10:27 PM, Anonymous Amélia said...

Adorei, eu pensava tudo ao contrário.
Agora será que é tão simples como voce esplica?
beijos Amélia

 
At 10:46 PM, Anonymous Jorge Perlingeiro said...

Amélia

Você pode investigar. Escrever é fácil, agora descobrir a verdade é, sem dúvida, difícil.

 
At 11:39 PM, Anonymous Anônimo said...

Moita, o que me impressiona (com dois esses) são os erros básicos de ortografia ...
eu não sei explicar (com x) como as pessoas, que teoricamente são cultas, podem escrever tão errado.

 
At 12:37 AM, Blogger Fernando Augusto said...

Os países nórdicos são os maiores produtores de celulose do planeta.
A diferença é que no clima frio de lá elas levam 50 anos para chegar em ponto de abate.
Aqui e na Malásia um eucalipto precisa entre 7 e 9 anos.
Não devem estar pensando em preservação.
Mas tudo bem. A produção de celulose moderna consome muito pouca energia.
E papel guardado é carbono sequestrado.
Árvores em crescimento sequestram carbono. Arvores maduras não.
Então cortar e reflorestar contribui para a redução dos gases de efeito estufa.

 
At 1:16 AM, Anonymous Eudes Ferreira said...

Anônimo

Donde você tirou o seu comentário? certamente não foi do texto do Moita.

E se fosse, não é por erros de digitação ou português que se invalída uma idéia.

Isso é crítica estética.

Se entendi errado, me explica, por favor.

Abraços

 
At 1:26 AM, Anonymous Marina said...

Fernando Augusto

Muito bem lembrado. A árvore depois de formada, em ponto de corte não absorve e sequestra mais carbono algum. O melhor a fazer com ela é cortar mesmo e transformá-la em moveis e utensilhos.

Já as arvores novas, estas sequestram carbono para tranformá-los em madeira.

O Moita foi espetacular nesse artigo.

 
At 1:58 AM, Anonymous joana said...

Eu sempre tive dúvidas sobre o assunto.

Mas depois da suas explicações, achei fantastico.

Na blogosfera não vi nada igual. Parabens.

beijokas

 
At 2:46 AM, Blogger tunico:uma pessoa comum,branco de olhos azuis said...

Grande Moita. Matou a cobra e mostrou o pau. Nada como a sabedoria a favor da verdade.

 
At 8:02 AM, Blogger Silvio Vasconcellos said...

Moita!

Excelente post! Tudo lógico, centrado e justificado. Distante da ecohisteria dominante.

PS: Respondendo ao comentário na Olegária... ela se foi... De vez em quando aparece em algum lugar aprontando das suas. Eu e Lu temos saudades, muitas!

PS2: Te fiz um convite há algumas semanas. Queres participar do Minimínimos? Há uma vaga... Pense nisso e me responda quando puder.

Abração!!

Sílvio

 
At 3:58 PM, Anonymous Anônimo said...

Caro Eudes, não é em relação ao texto do Moita que postei este comentário. Observo a baixa qualidade da ortografia nos comentários postados na internet de modo geral, todavia, discordo de você sobre isso ser crítica estética. Quem escreve ou comenta o que o outro escreveu deve buscar sempre um bom português. Não sabe? Estude. Tem dúvida? Pesquise no Google, que é uma excelente ferramenta (que tal escelente ou esselente - horrível não?) Pode errar? Pode, mas procure acertar. É isso!
Abraços


"Eudes Ferreira disse...
Donde você tirou o seu comentário? certamente não foi do texto do Moita.
E se fosse, não é por erros de digitação ou português que se invalída uma idéia.
Isso é crítica estética. "

 
At 3:41 PM, Anonymous Anônimo said...

Documentário Esoteric Agenda

Sempre que o assunto é governo e religião você pode esperar discordância e debate, e freqüentemente guerras baseadas nesses dois tópicos controversos. Esse filme com 2hrs6mins de duração, mas que vale muito a pena ver, tem um ponto de vista completamente diferente sobre o mundo e sobre nós como seus habitantes. A premissa é que todos os poderes que você vê nos meios de comunicação e as figuras mais proeminentes do mundo são simples marionetes para um poder maior que controla o destino da humanidade. O filme mostra detalhadamente conexões de organizações secretas muito antigas como os Iluminati, Cavalheiros Templários e outras.

Essas organizações recentemente diretamente ligadas à monarquia britânica, controlam tudo no mundo de hoje, desde o que contém a nossa comida até o que vemos nos meios de comunicação. Esse super poder por trás dos panos faz tudo isso através da manipulação de potências como os Estados Unidos e os seus líderes. Governo, leis, meios de comunicação estão todos focados em uma coisa, e uma coisa apenas: lavagem cerebral e controle de 87% da população mundial que está susceptível a essa hipnose de massas. Depois de utilizar a informação como a ferramenta mais simples para controlar as pessoas mais vulneráveis, o MEDO é o derradeiro motivador para os mais resistentes que escolhem ver o mundo por si mesmos e não conforme o que querem que acreditemos.


Downloads:

http://rapidshare.com/users/6PTKZR/7

ou

http://www.livrepensador.com/?page_id=140



Aprenda a baixar Torrent lendo passo-a-passo(ilustrado com fotos) nos seguintes endereços:

http://www.portalcab.com/faq/baixando_arquivos_torrent.php

http://www.jacobjr.org/index.php?option=com_content&task=view&id=93

 
At 2:56 AM, Anonymous Anônimo said...

A verdadeira origem dos nossos políticos.....

Um dos melhores resumos da situação atual, passada e provavelmente futura do Brasil.

A maioria do povo brasileiro:

- Saqueia cargas de veículos acidentados nas estradas.

- Estaciona nas calçadas, até mesmo debaixo das próprias placas de proibição.

- Suborna, ou tenta subornar, quando é pego cometendo infração.

- Troca voto por qualquer coisa: cesta básica, areia, cimento, tijolo,
dentadura.

- Fala ao celular enquanto dirige.

- Para em filas duplas, triplas, em frente às escolas.

- Viola a lei do silêncio.

- Dirige após consumir bebida alcoólica.

- Fura filas nos bancos, utilizando-se das mais esfarrapadas desculpas.

- Espalha mesas, churrasqueira, banca de camelô nas calçadas.

- Pega atestados médicos sem estar doente, só para faltar ao trabalho.

- Faz gato de luz, de água e de tv a cabo.

- Registra imóveis no cartório num valor abaixo do comprado, muitas
vezes irrisórios, só para pagar menos impostos.

- Compra recibo para abater na declaração do imposto de renda, também
para pagar menos imposto.

- Escreve que a cor da pele é mais morena, para ingressar na
universidade através do sistema de cotas.

- Quando viaja a serviço pela empresa, se o almoço custou $10, pede
nota pra $20.

- Comercializa os objetos doados em campanhas pós-catástrofes.

- Estaciona em vagas exclusivas para deficientes.

- Adultera o velocímetro do carro para vendê-lo como se fosse pouco rodado.

- Compra produto piratas com a plena consciência de que são piratas.

- Substitui o catalisador do carro por um que de catalisador só tem a casca.

- Mente a idade do filho para que passe por baixo da roleta do ônibus
sem pagar passagem.

- Emplaca o carro fora do seu domicílio para pagar menos IPVA.

- Frequenta caça-níqueis e faz fezinha no jogo do bicho.

- Leva das empresas onde trabalha pequenos objetos como clipes,
envelopes, canetas, lápis, etc, como se isso não fosse roubo.

- Comercializa os vales-transporte e vales-refeição que recebe das
empresas onde trabalha.

- Falsifica tudo, tudo mesmo. Só não falsifica o que ainda não foi inventado.

- Quando volta do exterior, nunca fala a verdade quando o policial
pergunta o que traz na bagagem.

- Quando encontra algum objeto perdido, na maioria das vezes não devolve.


E depois querem que os nossos políticos sejam honestos...

Mas isto é impossível, porque os políticos que aí estão, saíram do meio desse mesmo povo.
Ou não ???
E depois se queixam. uiiiiiiiiii



(Autor desconhecido)

 
At 5:46 PM, OpenID posturaativa said...

grande aula Moita! O homem tenta desvendar o universo, mas desconhece a riqueza dos oceanos

 
At 9:06 PM, Anonymous Eudes Ferreira said...

Anômimo

Você me convenceu. É isso mesmo.
tinha entendido que poderia ser sobre o artigo do Moita, onde não reparei se tinha ou não tinha erros de portugues.

Até porque continuo com a ídéia de que um erro de portugues não invalida uma idéia. E acho que concordas com isso. Voc~e está certo.

 
At 9:09 PM, Anonymous Eudes Ferreira said...

Anônimo

Porque não põe o seu nome, é tão fácil!

Se não eu não sei quem é o anônimo ao qual estou respondendo. kkkkkkk

 
At 8:23 AM, Blogger Silvio Vasconcellos said...

Moita querido!

Teu humor fantástico que te trouxe o convite!

Tive máximos sorrisos em tuas mínimas degustações.

Passe teu email que vou te passar as orientações, parceiro! Vou também fazer a apresentação aos blogueiros que participam. somos 4 (5, contigo) brasileiros, 1 portuguesa e uma de Cabo Verde.

Meu email: silvio@conexo.com.br

Boa semana, Moita!!!

 
At 8:23 AM, Blogger Silvio Vasconcellos said...

Moita querido!

Teu humor fantástico que te trouxe o convite!

Tive máximos sorrisos em tuas mínimas degustações.

Passe teu email que vou te passar as orientações, parceiro! Vou também fazer a apresentação aos blogueiros que participam. somos 4 (5, contigo) brasileiros, 1 portuguesa e uma de Cabo Verde.

Meu email: silvio@conexo.com.br

Boa semana, Moita!!!

 
At 11:21 PM, Blogger Esyath said...

Moita,

eu já sabia que a Floresta Amazônica não era o Pulmão do Mundo... mas nunca tinha parado para pensar neste seu argumento... se bem que se for realmente observado... eu já passei algumas vezes pela Avenida Dom Pedro II que tem aqui em João Pessoa e me lembro de ter reclamado do descuido do IBAMA de não ter cortado as árvores velhas que estão morrendo e praticamente caindo na pista... A questão é que para isso seria necessário haver um controle e uma fiscalização intensa... O que nosso adorável Brasil é praticamente impossível... - rs.

Beijos (Des)conexos!

 
At 2:14 PM, Anonymous Magui said...

Eu vi uma vez o Mestrinho dizer isso, resumidamente, na tribuna do Senado e Mercadante e Suplicy quase deram de pau nele.

Os ingleses são o povo mais ordinário da terra.Sua riqueza sempre foi explorando os incautos com segundas intenções.

 
At 11:05 PM, Anonymous Anônimo said...

Eu vi estes seus comentários sobre a floresta e os oceanos, também sou engenheiro e concordo com relação aos oceanos, mas discordo completamente de
sua posição de colocar as florestas à disposição para exploração "racional".

Que certamente seria a melhor desculpa para acabar totalmente com elas.

Você esqueceu de mencionar o principal, ou seja, que a reserva florestal do Brasil diminui a uma velocidade assombrosa, e que se reduziu a menos da metade em menos de 30 anos.

Quem gosta de uma floresta (e quem não gosta ?) jamais deveria concordar com qualquer tipo de invasão e/ou exploração predatória, ou mesmo qualquer exploração e tentativa de derrubada de qualquer tipo
de árvores.

Mesmo a presença de tais elementos
com esta intenção dever ser totalmente proibida, com pesadas multas.

Floresta não é negócio, me desculpe, é uma necessidade básica do ser humano, desde eras remotas sempre foi um lugar para se habitar.

Devem permanecer o mais possível intocadas, afim de evitar sua extinção, pois estão muito ameaçadas.

Nada de "exploração" racional das florestas, pois isso abala totalmente o ecosistema das mesmas e o nosso, seres humanos por consequência.

As florestas humanizam a vida.

As árvores devem ser respeitadas,
como seres vivos que são e que só
nos ajudam e protegem.

Me diga, como você vai cortar uma árvore madura e transportar, no
meio da floresta ?

Vai retirá-la de helicóptero ? Mesmo assim, se isso fosse possível,faria um grande estrago.

E porquê ? Para virar cama ? Estante ? Banquinho ?

Como você tiraria de uma floresta uma árvore nobre de 50m de altura, que já estava lá existindo muito antes de você sonhar em nascer ?

Imagino o estrago que imensas máquinas, serras, homens e transportes pesados não fazem, em toda a sua volta e à sua passagem, criando estradas e derrubando tudo apenas para chegar lá e não só para chegar lá, como para derrubar e sair de lá com as árvores, trazendo imenso transtorno tanto para as demais árvores quanto para os animais.

Para isso pode-se perfeitamente fazer plantações racionais de madeira de segunda ou terceira, de crescimento rápido, o que aliás é feito, mas ainda em pequena escala e assim aumentar-se as reservas florestais, não diminuí-las.

È preciso plantar muito mais árvores, reflorestar o que foi cortado e não destruir o imenso patrimônio de árvores seculares e raras que ainda temos, em nossas florestas.

Vamos fazer exploração "racional" do que plantarmos futuramente e não do que já existe, muitas vezes desde séculos atrás, e não poderá ser reposto.

Já fazemos exploração (ir)racional de quase todos os recursos não renováveis do planeta, e a floresta não precisa ser mais uma delas.

Ela é vital para o ser humano pois lhe proporciona o reequilíbrio de suas forças vitais, o contato com a natureza é o que há de mais benéfico.

 
At 11:45 PM, Blogger Moita said...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
At 11:50 PM, Blogger Moita said...

Anônimo

Sinto muito, mas você é um PÉSSSIMO engenheiro.

Deveria estudar mais.

Pelo menos um pouca mais, porque o pior é que você demostra que nunca esteve na Amazônia.

Não vou lhe responder mais. Não vale a pena.

Abraços.

 
At 4:38 AM, Blogger ninestab Ninest said...

lululemon, p90x workout, iphone cases, new balance, ray ban, ipad cases, ghd, beats by dre, jimmy choo shoes, iphone 6s plus cases, ferragamo shoes, converse, s5 cases, instyler, chi flat iron, mcm handbags, asics running shoes, nike roshe, iphone 6 plus cases, valentino shoes, baseball bats, insanity workout, timberland boots, north face outlet, mont blanc, iphone 5s cases, hollister, bottega veneta, giuseppe zanotti, oakley, birkin bag, nike air max, babyliss, reebok shoes, celine handbags, vans shoes, hollister, ralph lauren, vans, abercrombie and fitch, soccer shoes, soccer jerseys, mac cosmetics, iphone 6s cases, north face outlet, wedding dresses, nfl jerseys, gucci, iphone 6 cases, nike air max, herve leger, louboutin

 
At 4:38 AM, Blogger ninestab Ninest said...

canada goose, swarovski crystal, marc jacobs, canada goose uk, ugg,uggs,uggs canada, moncler outlet, wedding dresses, replica watches, hollister, louis vuitton, louis vuitton, louis vuitton, converse outlet, swarovski, moncler, canada goose, ugg,ugg australia,ugg italia, moncler, thomas sabo, barbour, pandora charms, moncler, moncler, michael kors handbags, juicy couture outlet, ugg pas cher, louis vuitton, bottes ugg, toms shoes, michael kors outlet online, doke gabbana outlet, montre pas cher, links of london, canada goose outlet, canada goose, lancel, karen millen, moncler, pandora charms, ugg boots uk, michael kors outlet, barbour jackets, moncler, supra shoes, canada goose outlet, pandora jewelry, canada goose, moncler, sac louis vuitton pas cher, doudoune canada goose, pandora jewelry
ninest123 11.04

 

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home