A MOITA DO MOITA

A MOITA DO MOITA

Eu só não quero é ter remorso.

28 março 2009

Lula, o racista

O Presidente brasileiro disse que a crise financeira mundial foi causada por "gente branca, de olhos azuis" e considerou injusto que negros e índios tenham que sofrer as conseqüências do "cassino financeiro".

“É uma crise causada por comportamentos irracionais de gente branca de olhos azuis, que antes da crise pareciam saber tudo e agora não sabem nada"

As declarações do Presidente brasileiro, Lula da Silva, durante a visita do primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, imputando aos "brancos, de olhos azuis" a responsabilidade da atual crise financeira mundial é manchete na imprensa britânica de hoje.

A edição eletrônica do Mirror também dá destaque à polêmica afirmação, classificando-a como "bombástica e bizarra"

Bota bizarra nisso. O mais estranho foi que ninguém, que eu saiba, classificou-a de racista.

O artigo 20 da Lei 7.716/1989, pune com reclusão de dois a cinco anos as condutas consistentes em “praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”.

A pena aumenta se o crime for praticado “por intermédio dos meios de comunicação social ou publicação de qualquer natureza".

Se eu fosse branco de olhos azuis processaria o Lula da Silva por racismo.
E se ainda por cima fosse banqueiro e estadunidense teria feito isso ontem.

Muito embora tenha dúvidas. Porque parece que a lei 7.716/89 só se aplica a negros, índios, mulatos e cafuzos.

Já falei aqui, noutra ocasião, que Lula deveria ser proibido de falar de improviso. Não sei por quem, mas deveria.

Amoitaram-se

15 Comments:

At 5:01 PM, Anonymous Jonas said...

Interessante e jocoso.

Você é perspicaz e escreve muito bem, com senso de oportunidade e críticas acertivas. Você é jornalista?

abs

Jonas barbosa

 
At 5:24 PM, Blogger Moita said...

Jonas

Grato pelas gentís e generosas palavras

Não sou jornalista, sou Engenheiro e Engenheiro Agrônomo.

Se fosse jornalista talvez estivesse obrigado pelo patrão a escrever o que ele prefere. rsss

Brincadeira. rss

Abraços

 
At 7:43 PM, Blogger tunico: "branco de olhos azuis"(SIC) said...

Amigo Moita, colega engenheiro. Lula não falou de improviso. Foi caso preparado pelos imbecis assessores dele. Se ele aceitou falar é porque é conivente com o pensamento gramsciano de dividir para depois tomar o poder.

 
At 7:55 PM, Anonymous Marilia said...

Muito bom texto.]

Adorei o seu blog, principalmente as poesia. lindas.
beijos

 
At 5:22 PM, Anonymous Milico.milico@gmail.com said...

UM PRESIDENTE RACISTA!
Artigos - Governo do PT

Aqui, os brancos de olhos azuis têm o mesmo valor dos pretos, dos mulatos, dos amarelos, dos índios, etc, etc. Nossa Constituição (da qual o presidente foi um dos redatores) não deixa dúvidas a respeito.

Nunca antes, na história deste país, havíamos tido um presidente da república que incentivasse o racismo. Pois bem, agora temos: nosso presidente – por descuido, premeditadamente ou por falta de assessoramento – declarou alto e bom som, que a atual crise econômica foi provocada por pessoas brancas de olhos azuis. Declaração tão fora de propósito é até difícil de comentar. Que terá pensado de nós o primeiro-ministro britânico, que ficou de boca aberta, sem saber o que dizer? Será que não há limites para tantos destemperos? Será que a assessoria presidencial não pode (ou não quer) fazer nada a respeito?

Decididamente, o atual governo entrará para a História como o que mais conseguiu (ou, pelo menos, tentou) desunir o país, exatamente o contrário do que fizeram D. Pedro II e tantos insignes brasileiros que dedicaram sua vida à formação de um Brasil forte e uno. Tempos atrás, Lula declarou repetidamente que a culpa de todas as nossas mazelas era da elite, esquecendo-se de que ele próprio faz parte dessa elite, a mesma que dá empregos e gera riquezas. Em seguida, irritado pela recusa do Senado em prorrogar a vigência da CPMF, declarou, em rede nacional de televisão, que a derrota do governo era culpa de 10 milhões de ricos, que haviam logrado acabar com o único imposto que não conseguiam sonegar. Outro exemplo típico de incentivo às lutas de classes foi a criação de vagas privativas para minorias raciais nas universidades. Uma bomba que ainda não estourou com toda sua capacidade explosiva é a questão dos descendentes dos quilombolas, que está sendo tratado de forma completamente distorcida pelo governo, esquecido, por exemplo, que o bairro do Leblon já foi um quilombo e, segundo a legislação em vigor, pode ser sumariamente desapropriado.

Chega de fomentar ódios! Alguém consegue imaginar os americanos devolvendo aos índios a ilha de Manhattan, que foi trocada por dois garrafões de uísque?

É preciso que os homens de bem levantem sua voz e deixem claro, de uma vez por todas, que o Brasil é um país multirracial e que disso temos muito orgulho. Aqui, os brancos de olhos azuis têm o mesmo valor dos pretos, dos mulatos, dos amarelos, dos índios, etc, etc. Nossa Constituição (da qual o presidente foi um dos redatores) não deixa dúvidas a respeito. E mais: não queremos mudar.

Por último, é bom lembrar que devemos muito a essa gente branca de olhos azuis que hoje está sendo execrada. Por exemplo: a lâmpada elétrica, o automóvel, o avião, a televisão, o computador, a penicilina, a ultrassonografia, etc, etc.

Mário Ivan Araújo Bezerra é General-de-Divisão (R) do Exército Brasileiro.

 
At 7:41 PM, Anonymous ana poeta. said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

 
At 6:18 PM, Blogger Moita said...

Milico

Matou a pau. É isso aí mesmo.

abs

 
At 1:28 AM, Anonymous Magui said...

Na verdade os europeus não teem de quem roubar dessa vez, não tem ouro nem tráfico de escravos,e nem povos paupérimos para emprestar dinheiro a juros extratosféricos e nem terras vazias para enxotar seus pobres. Portanto, que esperneiem.

 
At 10:42 AM, Blogger Pobre Pampa said...

Concordo em quase tudo o que o Moita e o Milico escreveram. Apenas uma ressalva. Racista da Silva foi, realmente, um deputado constituinte, mas não foi o responsável pela redação de nenhuma linha sequer da Constituição. Seu partido, inclusive, votou contra a própria.

 
At 1:56 AM, Anonymous luCordeiro said...

Moita,amigo:Lula racista?Vou rir.Ele é um destemperado que não sabe se expressar e diz asneiras sobre asneiras.Sua fala foi bizarra,fruto de uma mente semi-analfabeta.Ele,o que disse "sifu" há poco tempo,estava querendo dizer que a crise não foi criada pelos pobres,na sua maioria negros e,sim,pela minoria rica.E essa minoria é branca.Branca e de olhos claros,sim.São anglo-saxões os americanos donos do mundo.Não existe racismo contra os donos do mundo,não existe racismo contra brancos.Os brancos é que são racistas contra negros,pardos,índios,cafusos.Sou branca,branquíssima,100% branca,descendente de europeus,de olhos claros.E não entendi como racista o pronunciamento do Lula.Percebi claramente que,mais uma vez,o "cara" só fala absurdidades pq é semi-analfabeto,sem vocabulário,que tenta impressionar se fazendo passar por espontâneo e popular.Daí,o desastre.Preferiria que ele fosse um racista erudito do que um jegue destrambelhado que nos envergonha diante do mundo inteiro. E qto ao comment do milico... Os brancos estão sendo execrados?Qdo e onde?A cota para negros nas universidades fomenta a luta de classes? (Esse ainda tem o ranço da ditadura).A cota é extremamente racista,isso sim!Racista pq protecionista e,não,classista. Como vc postou,amigo Moita,o lula-sifu-marolinha-da-Silva não pode falar de improviso pq é uma vergonha.
Bjs da sua amiga branca,loura,de olhos claros que nunca foi e nem é execrada em lugar nenhum deste nosso país onde todos convivem em harmonia...rssss

 
At 9:35 PM, Blogger Moita said...

Lu
Não quero entrar no mérito.
Apenas dizer exatamente isso. Há a cerimônia do cargo. há a liturgia do cargo, como dizia o Sarney.
Como disse Epitácio Pessoa: "como homem eu lhe daria um murro, como Presidente eu lhe abraçarei amistosamente". Lula pode até fazer sucesso hoje, mas não fará sucesso na história.

 
At 11:56 PM, Blogger juarezferras said...

Realmente, acho espqntoso alguém não ter reparado como o LULA é racista. Lembro de qndo o Obama o chamou de ö cara"e ele retrucou com uma "piada"de que ele deveria visitar a bahia.( nosso estado como maior numero de afro-descendentes) como se fosse engraçado ser negro. Sobre contribuiço~es à humanidade quero destacar as dos negros de olhos castahoas:medicina, embora atribuida a Hipócrates, mas Imotep, um multifacético gênio negro que viveu dois mil anos antes do médico grego quem criou-a. Garret Morgan, um afro-americano (nascido em Kentucky, EUA, em 4 de março de 1877), inventou o sistema automático de sinais de trânsito em 1923, e depois vendeu os direitos à corporação General Electric por 40 mil dólares.

O físico Lloyd Quarteman jogou um papel transcendental na equipe científica norte-americana que desenvolveu o primeiro reator nuclear na década de 1930 e iniciou a era atômica no mundo. Outro físico, Roberto E. Shurney, desenvolveu os pneumáticos de malha de arame para o robô da Apolo XV que tocou a superfície da lua em 1972.
OBS: seria bom se os EUA devolvessem a terra aos índios. Ou se fossem explusos como os portugueses foram de Angola

 
At 12:09 AM, Blogger juarezferras said...

Também sou contra o sistema de cotas, e todo tipo de segregação racial. O Lula só fez esse comentário porque É RACISTA SIM, acredita que brancos sejam superiores aos negros ou diferentes de alguma forma não aparente. A declaração dele caberia na lei do racismo. E existe racismo contra brancos e qualquer outra etnia. Sobre o repúdio e desprezo dele por negros: http://www.youtube.com/watch?v=_JQVLKpBzn0

Wilson. estudante de direito

 
At 4:50 AM, Blogger ninestab Ninest said...

lululemon, p90x workout, iphone cases, new balance, ray ban, ipad cases, ghd, beats by dre, jimmy choo shoes, iphone 6s plus cases, ferragamo shoes, converse, s5 cases, instyler, chi flat iron, mcm handbags, asics running shoes, nike roshe, iphone 6 plus cases, valentino shoes, baseball bats, insanity workout, timberland boots, north face outlet, mont blanc, iphone 5s cases, hollister, bottega veneta, giuseppe zanotti, oakley, birkin bag, nike air max, babyliss, reebok shoes, celine handbags, vans shoes, hollister, ralph lauren, vans, abercrombie and fitch, soccer shoes, soccer jerseys, mac cosmetics, iphone 6s cases, north face outlet, wedding dresses, nfl jerseys, gucci, iphone 6 cases, nike air max, herve leger, louboutin

 
At 4:50 AM, Blogger ninestab Ninest said...

canada goose, swarovski crystal, marc jacobs, canada goose uk, ugg,uggs,uggs canada, moncler outlet, wedding dresses, replica watches, hollister, louis vuitton, louis vuitton, louis vuitton, converse outlet, swarovski, moncler, canada goose, ugg,ugg australia,ugg italia, moncler, thomas sabo, barbour, pandora charms, moncler, moncler, michael kors handbags, juicy couture outlet, ugg pas cher, louis vuitton, bottes ugg, toms shoes, michael kors outlet online, doke gabbana outlet, montre pas cher, links of london, canada goose outlet, canada goose, lancel, karen millen, moncler, pandora charms, ugg boots uk, michael kors outlet, barbour jackets, moncler, supra shoes, canada goose outlet, pandora jewelry, canada goose, moncler, sac louis vuitton pas cher, doudoune canada goose, pandora jewelry
ninest123 11.04

 

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home