A MOITA DO MOITA

A MOITA DO MOITA

Eu só não quero é ter remorso.

20 abril 2007

Cântico negro

(versão resumida pelo Moita)

“Vem por aqui" — dizem-me alguns com os olhos doces, estendendo-me os braços
e seguros de que seria bom que eu os ouvisse.
Quando me dizem: "vem por aqui!"
olho-os com olhos lassos,
com ironias e cansaços, cruzo os braços
e nunca vou por ali...

Por que me repetis: "vem por aqui!"?
Prefiro escorregar nos becos lamacentos,
redemoinhar aos ventos,
como farrapos, arrastar os pés sangrentos,
a ir por aí...

Se vim ao mundo, foi só
para desflorar florestas virgens
e desenhar meus próprios pés na areia inexplorada!
O mais que faço não vale nada.

Como, pois, sereis vós
que me dareis impulsos, ferramentas e coragem para eu derrubar os meus obstáculos?...
Corre, nas vossas veias, sangue velho dos avós. E vós amais o que é fácil!
Eu amo o longe e a miragem,
amo os abismos, as torrentes, os desertos...

Ah, que ninguém me dê piedosas intenções.
Ninguém me peça definições!
Ninguém me diga: "vem por aqui"!
A minha vida é um vendaval que se soltou,
é uma onda que se alevantou,
é um átomo a mais que se animou...
Não sei por onde vou,
não sei para onde vou.
Só sei que não vou por aí!

José Maria dos Reis Pereira. Nos “Poemas de Deus e do Diabo” (1925) — apresentou quase todo o elenco dos temas que viria a desenvolver nas obras posteriores: os conflitos entre Deus e o Homem, o espírito e a carne, o indivíduo e a sociedade, a consciência da frustração de todo o amor humano, a problemática da sinceridade e do logro perante os outros e perante a si mesmos.

Amoitaram-se

4 Comments:

At 10:14 AM, Blogger Esyath said...

Moita,


a poesia é apenas mais um forma de você falar sobre as questões de formam a vida desde de todo o sempre: as divergências.
O modo como cada qual lida com ela é que faz toda a diferença!

Beijos (Des)conexos!;)

 
At 12:24 AM, Blogger Saramar said...

POr essa mostra que você resumiu fico já apaixonada pelo Poeta.

Obrigada.

beijos

 
At 7:19 AM, Anonymous Anônimo said...

HUm, o poeta desconhecia, ms a poesia é smepre inebriante.
Beijos Poéticos.
;**

 
At 6:39 PM, Anonymous Anônimo said...

كيف افتح محفظة اسهم في السوق؟

 

Postar um comentário

<< Home