A MOITA DO MOITA

A MOITA DO MOITA

Eu só não quero é ter remorso.

08 outubro 2006

O que eu acho que é poesia.

Certas coisas me impressionam de verdade. Criou-se no Brasil e na América Latina uma idéia de se chamar de poesia, coisas escritas e bem escritas, classificadas, ao meu ver, como prosa poética...

Detesto ser chato, mas poesia tem que ter rima, métrica.

Pablo Neruda, Vargas, Drumont de Andrade não foram poetas. Eles escreveram “Prosas poéticas.”

Cecília Meireles demonstra o que é ser poeta, alem da prosa poética, ela ainda rima e metrifica.

Olavo Bilac, Augusto dos Anjos, Vinicius de Moraes, esses são poetas. Esses fazem poesia. Os demais fazem "prosas poéticas".

É diametralmente diferentes, singularmente opostas. E aprendemos a chamar todas essas "prosas poéticas", de poesia. Não as desmereço. são belíssimas.

Inda aparecem uns pseudos intelectuais que dizem: poesia fica melhor sem rima.

O que denota um absurdo extraordinário e exatamente o contrário, não existe poesia sem rima e sem certa métrica. Se me permitem vou mostrar o que é poesia. Isso é poesia:

Delírio

Nua, mas para o amor não cabe o pejo
Na minha a sua boca eu comprimia.
E, em frêmitos carnais, ela dizia:
– Mais abaixo, meu bem, quero o teu beijo!

Na inconsciência bruta do meu desejo
Fremente, a minha boca obedecia,
E os seus seios, tão rígidos mordia,
Fazendo-a arrepiar em doce arpejo.

Em suspiros de gozos infinitos
Disse-me ela, ainda quase em grito:
– Mais abaixo, meu bem! – num frenesi.

No seu ventre pousei a minha boca,
– Mais abaixo, meu bem! – disse ela, louca,
Moralistas, perdoai! Obedeci...

Olavo Bilac,
_____________________
Amo-te tanto meu amor... não cante
O humano coração com mais verdade...
Amo-te como amigo e como amante
Numa sempre diversa realidade.

Amo-te afim, de um calmo amor prestante
E te amo além, presente na saudade.
Amo-te, enfim, com grande liberdade
Dentro da eternidade e a cada instante.

Amo-te como um bicho, simplesmente
De um amor sem mistério e sem virtude
Com um desejo maciço e permanente.

E de te amar assim, muito e amiúde
É que um dia em teu corpo de repente
Hei de morrer de amar mais do que pude.

Vinicius de Morais
___________________

Amoitaram-se

9 Comments:

At 1:04 AM, Anonymous Anônimo said...

Lindo comentário.
Quem fez os dois gêneros com genialidade foi Pessoa.abs

 
At 5:08 PM, Anonymous Anônimo said...

Estamos a falar do mesmo Olavo Bilac? "Santos e Pecadores"?
Gosto de ambos os textos poéticos, com ou sem rima, desde que apresente qualidade literária. Na minha opinião, é muito mais díficil criar boa poesia com rima, porque a tendência é pegar em rimas prevísiveis e no fim, apresentar um texto pieguinhas, parecido com uma letra de canção para bailarico. Rimar com qualidade não tarefa fácil, mas uma vez conseguido, o resultado é sublime!
Beijinhos

 
At 1:22 AM, Anonymous Anônimo said...

Moita,

Se poesia não precisa de simetria e nem rima, me fizeram estudar algo para o qual eu nunca tive nenhum talento por pura crueldade... rsrsrs

Debate

Alckmin com certeza ganhou votos com os que assistiram o debate, Lula se mostrou fraco e covarde.

Quando Alckmin colocou se Lula abriria os cartões corporativos - Lula tremeu.
Quando Alckmin perguntou pela origem dos 1,7 milhões - Lula tremeu.
Quando Alckmin chamou Lula de mentiroso ao afirmar nas rádios que Alckmin iria privatizar a Petrobrás, Caixa, etc. - Lula recuou.

Boa semana,

Beijo

 
At 12:40 PM, Blogger Chris said...

Moita, eu não entendo nada de poesia. Só sei dizer se achei n=bonito ou não e estes dois, com certeza, são lindos.
Adoro Vinícius de Morais.
[]'s

 
At 5:49 PM, Blogger david santos said...

Boa noite, Moita. Estou plenamente de acordo com o meu amigo.

Até sempre: david santos

 
At 9:06 AM, Blogger david santos said...

Bom dia, amigo Moita do Moita.

Para testar a sua razão, cá vai de Fernando Pessoa:

"Ando a ler Pessoa lentamente,
Sua vida e obra que me ensina,
Por vezes fecho o livro descontente,
Pois me causa a poesia que não rima"

 
At 3:06 AM, Blogger Unknown said...

zzzzz2018.6.30
supreme clothing
coach factory outlet
michael kors outlet clearance
ralph lauren outlet
tn pas cher
vibram five fingers
off white jordan 1
nike shoes
nike outlet
nike huarache

 
At 9:36 PM, Blogger Unknown said...

jordans
ray ban sunglasses
michael kors outlet
pandora charms
ugg boots
canada goose outlet
pandora outlet
nike factory outlet
longchamp bags
yeezy boost 350
qq0822

 
At 5:39 AM, Blogger Unknown said...

www0901
ugg boots clearance
moncler jackets
polo ralph lauren
coach outlet online
jordan shoes
ugg boots on sale 70% off
nike huarache
pandora charms
vibram fivefingers
moncler online

 

Postar um comentário

<< Home