A MOITA DO MOITA

A MOITA DO MOITA

Eu só não quero é ter remorso.

02 junho 2006

Ascenso Ferreira V


Noturno

Sozinho, de noite,
nas ruas desertas
do velho Recife
que atrás do arruado
moderno ficou...
criança de novo
eu sinto que sou:

— Que diabo tu vieste fazer aqui, Ascenso?

O rio soturno
tremendo de frio,
com os dentes batendo
nas pedras do cais,
tomado de susto
sem poder falar...
o rio tem coisas
para me contar:

— Corre, senão o Pai-do-Poço te pega, condenado!

Das casas fechadas
e mal-assombradas
com as caras tisnadas
que o incêndio queimou
pelas janelas esburacadas
eu sinto, tremendo,
que um olho de fogo
medonho me olhou:

— Olha que o Papa-Figo te agarra, desgraçado!

Dos brutos guindastes
de vultos enormes
ainda maiores
nessa escuridão...
os braços de ferro,
pesados e longos,
parece quererem
suster-me do chão!
— Ai! Eu tenho medo dos guindastes
por causa daquele bicão!

Sozinho, de noite,
nas ruas desertas
do velho Recife
que atrás do arruado
moderno ficou...
criança de novo
eu sinto que sou:

— Larga de ser vagabundo, Ascenso!

Ascenso Ferreira

Foto: retrato da madame Rimsky-Korsakova por Franz Winterhalter.
Essa era a tela que Ascenso Ferreira mais admirava.

Amoitaram-se

6 Comments:

At 10:43 PM, Blogger Saramar said...

Moita, boa noite.

É tão triste, mas ainda assim, vê-se a jocosidade e anostalgia do Poeta.
Belíssimo!
Obrigada.
Beijos

 
At 9:46 AM, Anonymous Anônimo said...

Moita

O Ascenso busca a infancia com uma propriedade impressionante.

— Olha que o Papa-Figo te agarra, desgraçado!

Quando era menino na Paraiba, morria de medo do Papa-figo. e aindo ouvia minha babá recitando Ascenso.

abs

 
At 3:58 PM, Anonymous Anônimo said...

Hi! Just want to say what a nice site. Bye, see you soon.
»

 
At 10:05 PM, Anonymous Anônimo said...

This is very interesting site... Alfa romeo 156 25 v6 almanac body building womens Herpes medication herpes medication acyclovir acyc Proactiv solution akne arbor blackberry merlot mist Backcountry camping supplies

 
At 5:42 AM, Blogger Unknown said...

www0901
pandora outlet
air jordan uk
jordan shoes
adidas outlet
christian louboutin shoes
salomon
nike requin pas cher
ugg boots
coach outlet
nike huarache

 
At 10:26 PM, Blogger jeje said...

ralph lauren polo
dsquared2
kate spade outlet
air max 90
moncler jacket
louboutin shoes
hugo boss
christian louboutin
canada goose outlet
coach outlet

 

Postar um comentário

<< Home