A MOITA DO MOITA

A MOITA DO MOITA

Eu só não quero é ter remorso.

29 maio 2006

Ascenso Ferreira


Como pernambucano por adoção, que sou, tenho a obrigação de me lembrar de pernambucanos que mudaram a história política, social e cultural do Brasil.

O Pernambuco é pródigo em produzir ou criar figuras imortais.

Quando falo em criar, refiro-me a pessoas que não nasceram lá, mas lá se tornaram o que representam.

Joaquim Nabuco, Abreu e Lima, Tobias Barreto, Frei Caneca, O Barão de Cotegipe, João Alfredo, o Cacique Arcoverde, Pedro de Araújo Lima (O Marques de Olinda), Antonio Peregrino Maciel Monteiro (2º Barão de Itamaracá), Agamenon Magalhães, Etelvino Lins, Miguel Arraes, na política.

Manuel Bandeira, João Cabral de Melo Neto, Ariano Suassuna (paraibano de nascimento), Carlos Pena Filho, e Ascenso Carneiro Gonçalves Ferreira. ( Ascenso Ferreira) e outros, nas letras.
É, não posso me esquecer de Ascenso Ferreira (1895 - 1965)

Minha escola

A escola que eu freqüentava era cheia de grades como as prisões. E o meu Mestre, carrancudo como um dicionário; complicado como as Matemáticas;
Inacessível como Os Lusíadas de Camões!

À sua porta eu estava sempre hesitante...
De um lado a vida... — A minha adorável vida de criança: Pinhões... Papagaios... Carreiras ao sol...
Vôos de trapézio à sombra da mangueira!
Saltos da ingazeira pra dentro do rio...
Jogos de castanhas...
— O meu engenho de barro de fazer mel!

Do outro lado, aquela tortura:
"As armas e os barões assinalados!"
— Quantas orações?
— Qual é o maior rio da China?
— A 2 + 2 A B = quanto?
— Que é curvilíneo, convexo?

— Menino, venha dar sua lição de retórica!
— "Eu começo, atenienses, invocando
a proteção dos deuses do Olimpo
para os destinos da Grécia!"
— Muito bem! Isto é do grande Demóstenes!
— Agora, a de francês:
— "Quand le christianisme avait apparu sur la terre..."
— Basta.

— Hoje temos sabatina...
— O argumento é a bolo!
— Qual é a distância da Terra ao Sol?
— ?!!
— Não sabe? Passe a mão à palmatória!
— Bem, amanhã quero isso de cor.

Felizmente, à boca da noite,
eu tinha uma velha que me contava histórias...
Lindas histórias do reino da Mãe-d'Água...
E me ensinava a tomar a bênção à lua nova.

Ascenso Ferreira.
Publicado no livro Catimbó (1927).

Foto: retrato da madame Rimsky-Korsakova por Franz Winterhalter.

Amoitaram-se

9 Comments:

At 1:41 AM, Blogger Saramar said...

Moita, boa noite, bom dia.

Esta é uma excelente lembrança.
O estado do PE é realmente pródigo em grandes poetas e escritores.
ALiás, creio que lá deve haver uma magia no ar, um segredo de bichos, plantas e gentes para criar tantas belezas.
Obrigada por este gande poema.

Beijos e uma boa semana pra você.

 
At 8:42 AM, Blogger Rose said...

Moita,
Bem pensado trazer brasileiros que cultivaram o verdadeiro sentimento de brasilidade, coisa que temos escasses hoje.
E ao mesmo tempo não, pois você é um brasileiro cheio de brasilidade do pós-moderno.rsrs

Abraços

 
At 8:44 AM, Blogger Rose said...

perdoe o "escasseS" em vez de escassez.

 
At 2:39 PM, Blogger Soube said...

- Soube
- Do quê?
- Pronto, as coisas estão mais claras agora...
- É!
- Os dois governantes candidatos passaram por provações...
- É!
- Como o poder pertence a Deus, acredito que Ele já deva ter escolhido um deles para abençoar com o poder...
- É!
- A resposta não é dada agora, somente em outubro saberemos...
- É!
- Ele deve ter considerado o arrependimento e o perdão interior, pelos erros de cada um...
- É!
- E isso só Ele sabe!
- É!
- Afinal somos todos humanos...
- É!
- Mas a caminhada continua, Deus continua olhando e suas palavras não devem ser desprezadas...
- É!
- A Paz esteja com você!

 
At 8:34 PM, Anonymous Anônimo said...

Moita, Boa noite!
Novidade...vc perdeu a vaquejda do ano, aonde? Aqui em pdf, foi boa demais, foi esse fim de semana, pena, só faltou vc e sua bengala.
Beijos Poéticos.
;**

 
At 8:35 PM, Anonymous Anônimo said...

Eita eu de novo...esqueci de comentar sobre o texto, adorei vc c sempre arrasa.
Beijos Poéticos.
;***

 
At 10:00 PM, Blogger Dé Tolentino said...

Mt bom, Moita... Lembrar da sua terra por adoção. Eu sou uma mineira que cultua mais um bom pão de queijo com café quentin... bjokssss

 
At 12:41 PM, Anonymous Anônimo said...

I find some information here.

 
At 10:51 PM, Blogger mmjiaxin said...

swarovski jewelry
lululemon pants
ugg outlet
louis vuitton,borse louis vuitton,louis vuitton sito ufficiale,louis vuitton outlet
hermes belt for sale
polo ralph lauren
hermes outlet
juicy couture tracksuit
michael kors factory online
cheap nba jerseys
fitflops clearance
chanel outlet store
camisetas futbol baratas
chanel handbags outlet
pandora outlet
giuseppe zanotti outlet
discount ugg boots
michael kors handbags
michael kors outlet
tory burch outlet
mm0120

 

Postar um comentário

<< Home