Coletivo de borboleta
Assisti ao finalzinho do discurso do Senador Ney Suassuna e resolvi escrever sobre os males da educação no Brasil. Despreparo, distanciamento e carência de professores, conteúdo dos programas e o prudente etc.
Conteúdo.
Já caiu num exame vestibular a seguinte pergunta: qual é o coletivo de borboleta. Pois bem, você sabe? É Panapaná.
Quem era o escrivão da frota de Fernão de Magalhães?
Qual é o feminino de cupim? Você sabe? Nem eu.
Homework que a professora do meu filho de 13 anos lhe passou:
Descreva como era a Mesopotâmia.
- Eu vou dizer o que sei e você se vira pra pesquisar o restante. Disse-lhe.
A Mesopotâmia se localizava entre os Rios Tigre e Eufrates ou Eufrades que hoje seria, mais ou menos, a Síria e era habitada pelos Babilônios, Sumérios, Assírios e Caldeus. Os Caldeus se dedicavam mais as esculturas as artes... Pára pai, disse ele. Parei.
Fez uma pausa e...
- O Senhor já usou esses conhecimentos, pelo menos uma vez na sua vida profissional ou em qualquer outra situação?
- Não, meu filho.
Bem... Preciso discorrer sobre o resto?
22 Comments:
Moita, bom dia.
A Mírian leitão ontem deu um bom exemplo do atraso dos currículos escolares, desde a pré-escola até a universidade: segundo ela, as faculdades de economia ainda hoje formam profissionais preparados apenas para o combate a inflação. Ninguém sabe trabalhar em ambiente de inflação controlada.
O exemplo do seu filho é ainda mais grave. Uma informação comum em qualquer canto da internet e que não servirá para nada, deveria ser mencionada no conjunto de algum estudo sobre civilizações antifas.
Enquanto o mundo está acelerado lá na frente, nossas escolas e, mais grave, os pensadoes da pedagogia, patinam em questões ideológicas (esquerdistas, é claro) que os impedem de acompanhar o ritmo da civilização moderna.
Se continuar assim, a escola será abandonada por quem quer realmente aprender.
Desculpe o jornal.
beijos
Moita
Você é espetacular!.
O conteudo das matérias no nosso ensino é de matar!.
Tudo cultura inútil.
por exemplo o coletivo dos animais os meninos aprendem no cotidiano, nas conversas, nos programas de tv. Não precisam ser obrigados a decorar na escola.
Entretanto como viver não é ensinado.
não se ensina como dirigir defensivamente, mesmo que achem que não é a hora de ensinar isto. A criança pega e não esquece e ainda repreende seus pais que são mal formados no trânsito.
Não se ensina que comprar fiado é uma furada.
Que só deve gastar 80% do se ganha e poupar o restante, com bons exemplos.
Enfim exigem que se aprenda o coletivo de borboleta. desculpe pelo tamanho do "artigo".
E respondendo a sua pergunta, não não precisa descorrer sobre o resto.
beijokas.
Moita.
A Ana Clara tem toda razão;
Eu sou um péssimo exemplo: não consigo gastar só 80 por cento da minha aposentadoria.
Gasto 110.
PS.Espero que você esteja bem de saúde.
PS2.Qual o masculino de barata?
Frank
Você imperdoável.
Eu tou te respondendo, morrendo de rir. Você não vê, é claro.
O masculino de Jaboti é jabota e o feminino de javali, será javota?
Tou esperando.
um abraço fraterno.
Frank
Qual será o masculino de sardinha? Hein.
Ou o feminino de patrono?
Moita, querido
O post daria uma tese. A inutilidade da educação formativa comparada. No vestibular PE/2007 (primeira fase) elaboraram uma prova de "Conhecimentos Artístico-Culturais" com 10 perguntas dignas de sua análise. A prova pretendia avaliar o conhecimento do candidato em história da arte universal e brasileira, política cultural brasileira e a cultura geral contemporânea. Das 10 perguntas, 2 foram sobre as greves do ABC promovidas pelo PT. Daí imagine o resto...
Bjs
E o feminino de jacaré?
E o masculino de jibóia?
E o feminino de pangaré?
E o masculino de Lula?
E o feminino de camarão?
São perguntas tão dificeis de responder quando aquela sobre a origem do dinheiro do dossiê?
Abs do fã
sempre me perguntei porque tive que decorar quais eram os afluentes da margem esquerda do rio amazonas :-)
Moita.
Muito interessante (e triste, ao mesmo tempo).
A propósito: qual o masculino de MOITA?
Ou MOITA não sofre flexão de gênero?
Com a palavra: a (o) MOITA ! rsrs
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………*Bom*
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…..***Semana***
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Beijinhos da Daniela
Frank
Essasão muito boas, mas agente é obrigado a decorar por professores aloprados que não ensinam o que de fato interessa.
STELLA
Essa foi ótima ainda hoje os meninos sâo obrigados a decorar os afluentes da margem esquerda do rio amazonas :-) rssss.
Eu outro dia fiquei pensando o que teria sido de mim se estudasse física e química.Provavelmente pararia de estudar e nunca teria usado nada sobre o assunto visto que desde o ginásio ia estudar direito.Eu tive tanta sorte que quando entrei no segundo grau saiu física e química e qd eu saí, voltou. Morri de rir qd Cristóvão Buarque disse na campanha dele que ia federalizar o jardim e primeiro grau quando a luta é para regionalizar.
Olá, Moita, muito bem colocado! O que dizer então das oxítonas, paroxítonas, pro-paroxítonas e outros paradoxos quetais?...
Moita, adorei esse post!
Ele foi particularmente irônico e humorado.
Realmente é absurdo que sejamos preparados academicamente para estudar coisas que não nos terá nenhuma serventia no futuro.
Sabe o que fico me perguntando?
Que cara seu filho terá feito quando você disse isso com toda essa franqueza?
E o que é pior...
O que ele pensou a esse respeito?
Deve ter pensado que está sendo ludibriado, afinal, para que estudar algo que não vai lhe servir na vida profissional?
A vida tem dessas piadas, né?
Beijos;)
A verdade é que "quem nao sabe pra onde está indo, qualquer lugar serve". É o Brasil. Os estudantes caem num precipício quando vao ao mercado de trabalho. Deveríamos aprender nos 11 anos de estudo básicos, no mínimo duas outras linguas fluentes. A questao citada da direçao defensiva, conhecimentos atuais do mercado e informática, segurança pessoal, sistema financeiro etc... ítens que serão usados, muito usados, pelo resto da vida....temos que ser práticos.
É isso ou estamos fadados a mediocridade eterna. A andar sempre atrás. A sermos os eternos "coitadinhos"
Meus queridos vcs já ouviram falar em matriz de habilidades que o Mec mandam para as secretarias de educação? Pois é os professores tem que seguir essa matriz de "habilidades" que concordo com vcs não servem para a vida dos educandos. Mas é um sistema de governo que vem de cima para baixo e os coitados dos professores que não são valorizados ainda tem que repetir aos alunos. E ai do professor que não segue essa matriz de habilidades, os coordenadores olham os caderninhos dos professores para ver se estão seguindo direitinho, se não, são até advertidos.Sonho um dia que os professores poderão ensinar aquilo que realmente vão precisar usar para vida profissional.A culpa não é dos professores. Então vamos nos unir e montar a nossa propria matriz de habilidades.
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